HomeActualidadeEmpresaComo capitalizar o potencial da inteligência artificial na sua empresa?

Como capitalizar o potencial da inteligência artificial na sua empresa?

 

A inteligência artificial (IA) é, sem dúvida, uma realidade nos dias de hoje. Nesse âmbito, a Adecco salienta alguns pontos essenciais para que as empresas possam utilizá-la a seu favor.
 
Lisboa, 21 de janeiro de 2019 – A crença de que os robôs substituirão os trabalhadores humanos é bastante difundida. Todavia, os trabalhos em que a IA se destaca são tipicamente com grande frequência e volume, além de repetitivos, portanto, podem ser uma grande mais-valia e não uma ameaça. A Adecco avança assim com algumas dicas para capitalizar o potencial da IA na sua empresa.
 
1. Comece de forma simples. Desenvolver uma estratégia clara de IA exige que algum tempo. Primeiro, tente determinar quais as tarefas que na sua organização seriam mais adequadas para uma solução de IA. A tecnologia é mais propensa a atingir ganhos rápidos quando se trata de tarefas repetitivas que despendem muitas horas às pessoas, porque a IA tem capacidades de processamento muito superiores.
 
2. Teste várias soluções. Para obter uma compreensão real da IA no seu setor de negócio, precisará implementar modelos diferentes, registar o processo e os resultados, analisar os padrões e adaptar-se em conformidade. As suas primeiras tentativas podem falhar – mas não utilize isso como motivo para desistir. Trate cada experiência como uma oportunidade de aprendizagem.
 
3. Seja transparente sobre a mudança. Em vez de deixar os colaboradores “no escuro”, traga-os para esta jornada. Ajude-os a entender as mudanças que estão a ocorrer e qual o seu impacto. Demonstrar como podem desempenhar um papel ativo ajudará bastante a diminuir os receios perante a IA. Ao mesmo tempo, pode preparar os seus colaboradores para o ajudar a lidar com os obstáculos que possam surgir, os procedimentos e a formação. 
 
Sem dúvida que a IA vai abalar a força de trabalho global, visto ser cada vez mais implementada. Contudo, certas tarefas que exigem uma inteligência real  permanecerão no reino da humanidade no futuro previsível. Além disso, a adoção crescente da tecnologia criará novos empregos com elevada diferenciação, à medida que as empresas perceberem a diferença que a IA pode fazer se a utilizarem da melhor maneira.
 
Quer estar na vanguarda desta tendência? Comece a posicionar sua empresa e os seus colaboradores para aproveitarem os benefícios da AI a partir de agora.