HomeNotíciasGeralIAPMEI VAI CERTIFICAR NOVAS INCUBADORAS PARA O PROGRAMA STARTUP VISA

IAPMEI VAI CERTIFICAR NOVAS INCUBADORAS PARA O PROGRAMA STARTUP VISA

NOTA DE AGENDA

IAPMEI vai certificar novas Incubadoras para o programa StartUP Visa

 

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação está a aceitar candidaturas para certificação de Incubadoras no âmbito do StartUP Visa, programa inscrito na Estratégia Nacional para o Empreendedorismo StartUP Portugal.

O StartUP Visa prevê um processo de certificação de Incubadoras para que possam ser entidades de acolhimento e apoio a imigrantes empreendedores, fora do Espaço Schengen, na criação e instalação de empresas em Portugal.

 

O programa realiza-se em duas fases:

1 – Certificação das Incubadoras: visa assegurar que as Incubadoras estão aptas a acolher cidadãos estrangeiros, sendo o IAPMEI responsável pela análise, seleção e certificação das candidaturas, bem como pelo acompanhamento da execução do programa. O prazo para a apresentação de candidatura decorre até 15 de fevereiro de 2019 a submeter através da plataforma online do IAPMEI.

2 – Candidaturas de empreendedores: os empreendedores devem registar a candidatura através da plataforma online disponibilizada para o efeito. Com a submissão da candidatura o empreendedor terá de obter uma resposta positiva de pelo menos uma Incubadora.

 

Até ao momento já foram submetidas 82 candidaturas de empreendedores, dos quais 37 já obtiveram Declarações de Aceitação ao programa. Relativamente à origem dos empreendedores: 1 do Paquistão, 17 do Brasil, 6 do Irão, 3 da Nigéria, 1 da Indonésia, 5 da Federação Russa, 1 da India, 1 do Canadá, 1 dos EUA e 1 do México.

O presidente do IAPMEI, Nuno Mangas, sublinha que «Este programa pretende reforçar o ecossistema de inovação e afirmar Portugal como um país aberto ao empreendedorismo e a todos que com o seu conhecimento e capacidade de inovação podem trazer investimento à economia portuguesa.”

SOBRE O IAPMEI:

IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I. P. é um organismo público de apoio às micro, pequenas e médias empresas, que tem por missão promover a competitividade e o crescimento empresarial, assegurar o apoio à conceção, execução e avaliação de políticas dirigidas à atividade industrial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial nas empresas. O IAPMEI foi criado em 1975 através do Decreto-Lei n.º 51/75.