HomeActualidadeEmpresaPress release – Universal Robots quer reforçar presença em Portugal

Press release – Universal Robots quer reforçar presença em Portugal

A multinacional dinamarquesa, líder em robótica colaborativa, nomeou Miguel Oliveira para desenvolver a presença da empresa em Portugal

URatSHAD-01-800px.jpg

Lisboa, 22 de janeiro de 2019 – A Universal Robots, empresa dinamarquesa líder e pioneira global no fabrico de robots colaborativos (cobots), anunciou a nomeação de Miguel de Oliveira para o cargo de diretor de desenvolvimento de negócio em Portugal. O novo responsável tem como principal missão o fortalecimento e consolidação da estratégia comercial da empresa no mercado nacional, através do estabelecimento de novas e estreitas parcerias com clientes e do reforço do suporte ao seu distribuidor EPL – Mecatrónica & Robótica. Adicionalmente, a Universal Robots pretende entrar em novos setores industriais em Portugal aos quais a flexibilidade e facilidade de utilização dos seus robots colaborativos oferece uma grande oportunidade para a automatização de processos, em muitos casos, até agora impensável.

Recentemente, a Universal Robots celebrou dez anos desde a venda do seu primeiro robot, década ao longo da qual vendeu mais de 27.000 cobots em todo o mundo. Com uma quota de mercado global de 60%, a empresa quer ampliar a sua presença em Portugal e aumentar significativamente o número de braços robóticos colaborativos já instalados no país.

De acordo com dados da Associação de Indústrias Robóticas (RIA) os cobots constituem atualmente o segmento de maior crescimento da automatização industrial estimando-se que em 2025, o seu número venha a ser dez vezes superior, representando 34% de todas as vendas de robots industriais. Em junho passado, a Universal Robots lançou uma nova geração de braços robóticos colaborativos, a gama e-Series, que consiste numa plataforma capaz de elevar o standard dos cobots, permite um desenvolvimento de soluções e a implantação mais rápida de uma maior variedade de aplicações.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo ISEL e Pós Graduado em Gestão comercial pela FEP, Miguel de Oliveira conta com mais de quinze anos de experiência no âmbito da robótica e da automatização de processos industriais. Antes de integrar a Universal Robots, foi gestor de vendas da unidade de negócio de Robótica na multinacional ABB em Portugal, empresa onde desempenhou igualmente as funções de gestor de canal e engenheiro de vendas.

Jordi Pelegri, Diretor de Desenvolvimento de Negócio da Universal Robots para a Península Ibérica, afirmou: “com a chegada de Miguel de Oliveira à nossa equipa, estamos certos que iremos fortalecer a nossa presença em Portugal, tanto nas indústrias onde temos já robots instalados como no desenvolvimento de novas parcerias e mercados”.

Para Miguel Oliveira “a robótica colaborativa representa uma nova era na automatização industrial. As novas soluções da Universal Robots são muito mais flexíveis e fáceis de integrar, facilitando o uso da robótica em novos segmentos. O meu desafio será dar a conhecer às PME portuguesas soluções de automatização que até agora apenas estavam ao alcance das grandes empresas. Queremos continuar a reduzir a barreira da automatização e a impulsionar os cobots para novas aplicações que beneficiem empresas de todas as dimensões”.

Sobre a Universal Robots

A Universal Robots foi co-fundada em 2005 pelo Diretor de Tecnologia da empresa, Esben Østergaard, vencedor do Prémio Engelberger 2018, que desejava tornar a tecnologia robótica acessível a todos através do desenvolvimento de robots industriais pequenos, fáceis de usar, a preços razoáveis e flexíveis com os quais se pudesse trabalhar com segurança. Desde 2008, a empresa registou um crescimento considerável graças aos seus braços robóticos colaborativos de fácil utilização à venda em todo o mundo. Com sede em Odense, Dinamarca, a empresa faz parte da Teradyne Inc possui filiais e escritórios regionais nos Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Itália, Polónia, República Checa, Turquia, China, India, Singapura, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e México.

Para mais informação, https://www.universal-robots.com/pt/