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Truques para melhorar o seu ambiente de trabalho: está nas suas mãos!

Um bom ambiente de trabalho é fundamental para o ótimo funcionamento de uma empresa
Truques para melhorar o seu ambiente de trabalho: está nas suas mãos!

 

Lisboa, 21 de fevereiro de 2019 – Uma das conclusões mais recorrentes entre os profissionais de Recursos Humanos é a importância de um bom ambiente de trabalho para o ótimo funcionamento de uma empresa. Mas o ambiente da empresa é responsabilidade de todos: da direção e dos funcionários que contribuem para criar esse ecossistema ideal para o trabalho. A Adecco listou os truques que ajudam a melhorar o ambiente de trabalho e consequentemente impactar diretamente na produtividade, na conquista de objetivos e, portanto, no sucesso do negócio da sua empresa.
 
Quais são os aspectos que fomentam esse contexto de trabalho?
E como criar um bom ambiente de trabalho?
Tudo começa com a comunicação. Um diálogo fluido entre departamentos e funcionários é fundamental, especialmente se envolver os cargos diretivos da empresa. Os gestores da empresa devem saber ouvir os funcionários, mantê-los motivados e lidar adequadamente com situações de stress. E os funcionários, por sua vez, devem ser capazes de comunicar as suas preocupações e necessidades. Essa troca aumentará o envolvimento dos colaboradores nas suas equipas e ajudará a criar um ambiente no qual as sugestões possam ser partilhadas e as melhorias implementadas constantemente.
 
Mas, além da comunicação, há algumas dicas que devem ser aplicadas se quiser contribuir para a criação de um bom ambiente de trabalho:
 
1) Reforce a formação
Não há nada mais benéfico para uma empresa do que proporcionar aos seus funcionários os conhecimentos que os levem a alargar os seus horizontes, tornando-os mais produtivos. Promover a formação ou organizar pequenos workshops ministrados pelos próprios membros da equipa pode ser uma boa maneira de partilhar conhecimento e melhorar o ambiente de trabalho. Outra opção é a formação a ser desenvolvida por especialistas para resultar em certificação ou simplesmente ter pessoas mais preparadas na sua empresa.

 
2) Participe em projetos de responsabilidade social
A responsabilidade social é um aspecto muito importante para a reputação de muitas empresas e uma motivação para muitas pessoas. Se este for o seu caso, pode propor que toda a empresa se envolva em algum tipo de atividade solidária. Isso fortalecerá os vínculos, enquanto, de uma maneira ou de outra, faz algo de bom para o meio ambiente ou para a sociedade. Também favorece a formação de equipas, partilhando atividades que geram um impacto positivo.
 
3) Cuide do espaço de trabalho
As “empresas felizes” tornaram-se moda nos últimos anos e lançaram muitas tendências, incluindo um novo estilo de decoração. Os espaços abertos, flexíveis e com mesas partilhadas tendem a proporcionar um ambiente mais tranquilo, colaborativo e produtivo. Se tiver a sorte de trabalhar num escritório com essas características, preocupe-se em cuidar dele. Um espaço de trabalho desarrumado ou desorganizado (especialmente na cozinha) pode criar um ambiente de trabalho negativo e pouco apreciado.
 
4) Encoraje a empatia
Qualquer um pode ter um mau dia; tanto os funcionários como o líder. É importante estimular a empatia para trabalhar em equipa e que ela permaneça coesa em qualquer situação. Leva tempo, mas pode ser alcançado. Uma das opções seria facilitar o teletrabalho quando o funcionário não está com usufruto de todas as suas faculdades. Isso pode afetar positivamente a produtividade.
 
5) Colabore, não compita
Na sua equipa, todos trabalham pelo bem comum; Portanto, é importante que tente ajudar num ambiente onde exista colaboração e entreajuda. A competição serve apenas para criar tensão, distanciar as pessoas e estragar o ambiente de trabalho. Este sentimento de colaboração tem que nascer de cada um promovido por uma direção focada em manter um bom ambiente de trabalho. Colaborando, todos ganham.
 
6) Receba o feedback
Os processos de feedback ou crítica construtiva são muito comuns nas empresas de hoje. Esta técnica é usada para procurar pontos de melhoria e fazer com que todos os membros da equipa cresçam e se desenvolvam. Quando for a sua vez de ouvir os conselhos do seu chefe ou colegas, receba-os com uma boa atitude e trabalhe neles. E quando chegar a sua vez, sempre tente ser construtivo e respeitoso em tudo que disser a um colega.
 
Como pode ver, está nas suas mãos contribuir para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa. Com pequenos detalhes, poderá criar um ambiente de trabalho agradável para o qual deseja retornar todos os dias e do qual não quer sair.

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