HomeActualidadeKaspersky Lab ajuda a proteger tecnologia biónica para pessoas com deficiência

Kaspersky Lab ajuda a proteger tecnologia biónica para pessoas com deficiência

Kaspersky Lab ajuda a proteger tecnologia biónica para pessoas com deficiência
 
Vídeo da parceria pode ser descarregado AQUI
 
  • Especialistas da Kaspersky Lab investigaram a infraestrutura experimental de cloud para próteses biónicas e identificaram várias falhas de segurança desconhecidas.
  • Falhas podem permitir que terceiros acedam aos dispositivos e manipulem, roubem ou excluam os dados privados dos utilizadores.
  • Estas descobertas foram partilhadas com a startup de alta-tecnologia Motorica, que desenvolve próteses biónicas de membros superiores para pessoas com deficiência, de forma a combaterem as falhas de segurança.

A conjuntura de Internet of Things já não se concentra apenas em relógios smart conectados ou casas inteligentes, mas sim em ecossistemas avançados, complexos e cada vez mais automatizados, onde se podem incluir as cibertecnologias de cuidados de saúde conectadas. No futuro, estas tecnologias podem vir a tornar-se obsoletas e banais, pois são simplesmente dispositivos de suporte que podem ser utilizados pelos consumidores para extender as capacidades do corpo humano, através de um processo de ‘cibernetização’. Desta forma, torna-se vital minimizar quaisquer riscos de segurança que possam ser explorados por hackers, investigando e monotorizando problemas de segurança que advenham de produtos atuais e da sua infraestrutura de suporte.

Os investigadores da Kaspersky Lab ICS CERT, em parceria com a Motorica, realizaram uma avaliação de segurança cibernética de uma solução de software de teste para uma mão protésica, desenvolvida pela startup russa. Esta solução é um sistema remoto de cloud, uma interface para monotizar o status de todos os dispositivos biomecânicos registados. A solução oferece a outros investigadores um conjunto de ferramentas para analisar as condições técnicas de dispositivos como cadeiras de rodas inteligentes, como também mãos e pés artificiais.


doc icon 190226_Kaspersky-Lab-ajuda-a-proteger-tecnologia-biónica-para-pessoas-com-deficiência.docx