HomeActualidadeIAPMEI | Candidaturas abertas para os European Enterprise Promotion Awards 2019

IAPMEI | Candidaturas abertas para os European Enterprise Promotion Awards 2019

 

Candidaturas abertas para os European Enterprise Promotion Awards 2019

 

 

Está a decorrer o prazo para submissão de candidaturas, da fase nacional à edição de 2019 dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA). Esta iniciativa da Comissão Europeia e coordenada em Portugal pelo IAPMEI desde o início, tem como objetivo potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa.

 

Até 1 de abril podem candidatar-se aos EEPA projetos ou outras iniciativas em curso há pelo menos dois anos, ou recentemente concluídas, desenvolvidas por entidade pública ou por entidade privada com envolvimento de uma entidade pública.

 

As categorias a concurso são: 

 

  • Promoção do espírito de empreendedorismo
  • Investimento nas competências de empreendedorismo
  • Desenvolvimento do ambiente empresarial
  • Apoio à internacionalização das empresas
  • Apoiar o desenvolvimento de mercados ecológicos e a eficiência dos recursos
  • Empreendedorismo responsável e inclusivo

 

A competição decorre, numa primeira fase, a nível nacional, sendo posteriormente selecionados dois projetos para representar o país na final europeia que distingue anualmente as iniciativas que melhor representam a iniciativa empresarial e o empreendedorismo na Europa.

 

Ao longo das 12 edições já realizadas, concorreram 607 projetos, 150 dos quais foram distinguidos na fase nacional. Em termos internacionais, nestes 12 anos, foram vários os projetos que ganharam visibilidade e prestígio, em toda a Europa. Exemplo disso são projetos atualmente bem conhecidos: ‘Empresa na Hora‘; ‘Douro Boys‘; ‘Portuguese Shoes – The sexiest industry in Europe‘; ‘AMS – Thinking Ahead’; ‘Lisboa Empreende‘, que em 2015 trouxe para Portugal a distinção maior do concurso, o tão desejado Grand Jury Prize; o conhecido ‘Estatuto PME Líder‘; e o ‘Living Lab Carbono Zero de Matosinhos’.

 

Portugal é um dos países que já ganhou mais galardões até ao momento, sinal do dinamismo e do investimento que o país, as regiões e as cidades têm vindo a fazer em prol do desenvolvimento do ecossistema empreendedor nacional.

 

Mais Informações sobre os EEPA e candidaturas aqui

IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I. P. é um organismo público de apoio às micro, pequenas e médias empresas, que tem por missão promover a competitividade e o crescimento empresarial, assegurar o apoio à conceção, execução e avaliação de políticas dirigidas à atividade industrial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial nas empresas. O IAPMEI foi criado em 1975 través do Decreto-Lei n.º 51/75.
https://www.iapmei.pt/