HomeCulturaFotografiaNadav Kander galardoado com o prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia nos Sony World Photography Awards 2019

Nadav Kander galardoado com o prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia nos Sony World Photography Awards 2019

Uma parte substancial do trabalho de Nadav Kander será apresentado na Exposição dos Sony World Photography Awards 2019 entre 18 de abril e 6 de maio, na Somerset House, em Londres

A World Photography Organisation anunciou que o artista Nadav Kander é o grande vencedor do prémio Extraordinária Contribuição para a Fotografia dos Sony World Photography Awards 2019.

 

O artista será homenageado na cerimónia de entrega dos prémios, em Londres, a 17 de abril, pela sua versatilidade e impacto significativo na Fotografia. Os prémios irão também celebrar o artista através de uma exposição substancial do seu trabalho na Exposição dos Sony World Photography Awards 2019, que terá lugar entre 18 de abril e 6 de maio, na Somerset House, em Londres. A Exposição oferece ao público a oportunidade rara de apreciar sete variadas obras aclamadas, mas menos conhecidas, de Kander num único espaço, incluindo retratos, estudos de figuras, paisagens e imagens em movimento.

Para marcar a abertura da exposição, será realizada uma palestra pública com Nadav Kander, que será entrevistado por William A. Ewing, na quinta-feira, 18 de abril de 2019. A edição de 2019 do livro de capa dura dos Sony World Photography Awards também incluirá um ensaio recém-encomendado sobre o trabalho do artista, da autoria de David Campany, bem como uma seleção especial de fotografias.

A propósito do seu prémio, Nadav Kander afirmou: “Receber o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia é uma grande honra, pois significa que sou uma inspiração e creio que não existe maior elogio do que esse. Sinto-me honrado por me juntar aos artistas vencedores deste prémio anteriormente e, caso tenha inspirado alguém a aprofundar o seu trabalho e a fotografar de forma mais autêntica, então sinto-me duplamente honrado. Também gostaria de agradecer à Sony e à World Photography Organisation por me fornecerem esta plataforma, é extremamente generoso da parte de ambas.”

Scott Gray, CEO da World Photography Organisation, acrescenta: “O Nadav Kander destaca-se pela sua versatilidade, força e subtileza. Tem imagens fortes e poderosas, com uma escala incrível e que demonstram, frequentemente, o domínio do Homem sobre a inocência do nosso ambiente. Fico muito feliz por a World Photography Organisation poder homenagear um artista tão importante, ao reunir vários trabalhos feitos ao longo da sua carreira.”

Ao receber o prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia, Kander junta-se, assim, a um painel de célebres homenageados de edições anteriores, incluindo Candida Höfer, Martin Parr, Elliott Erwitt, William Klein, Eve Arnold e Mary Ellen Mark. O trabalho de Kander apresentado na Exposição dos Sony World Photography Awards 2019 foi produzido em colaboração com a Flowers Gallery de Londres e de Nova Iorque. Será realizada uma exposição individual, intitulada “Nadav Kander: Dark Line – The Thames Estuary” na Flowers Gallery de Nova Iorque, entre 4 de abril e 25 de maio de 2019.

Com uma carreira de mais de 30 anos, Nadav Kander (nascido em 1961),continua a representar uma força formidável na Fotografia. A sua prática artística estende-se por todo o meio fotográfico e todos os seus aclamados trabalhos comerciais, de retratos, figurativos e paisagísticos realçam o seu estilo característico que evoca, frequentemente, sentimentos de paz e de inquietação.

Atualmente a trabalhar e a viver em Londres, Kander lançou sete obras e o seu trabalho foi exibido em quase 30 exposições internacionais. Em 2015, foi galardoado com o Honorary Fellowship Award da Royal Photographic Society, e os seus trabalhos fazem parte de várias coleções públicas por todo o mundo, incluído na National Portrait Gallery, em Londres e no Museu de Fotografia Contemporânea, em Chicago.

Alguns projetos anteriores selecionados incluem: Yangtze – The Long River, vencedor do prémio Prix Pictet em 2009; Dust, que explora os vestígios da Guerra Fria através das ruínas radioativas das cidades secretas na fronteira entre o Cazaquistão e a Rússia; Bodies 6 Women, 1 Man; e Obama’s People, uma aclamada série de 52 retratos encomendada pela The New York Times Magazine. A sua série contínua, intitulada Dark Line – The Thames Estuary, é uma reflexão pessoal sobre a paisagem do rio Tamisa no seu ponto de ligação com o mar.

Exposição Sony World Photography Awards 2019

O trabalho de Nadav Kander será exibido na Exposição dos Sony World Photography Awards 2019, na Somerset House, em Londres.

Esta nova e grande exposição oferece uma visão aprofundada às melhores estórias visuais e imagens de 2018 de artistas de todo o mundo, que foram galardoados na edição de 2019 dos prémios.

Com mais de 800 imagens em exibição, e incluindo uma ampla gama de abordagens fotográficas e de temas, esta exposição de fotografia global apresenta os trabalhos dos vencedores e finalistas dos Sony World Photography Awards, incluindo da categoria de Fotógrafo do Ano dos quatro concursos: Profissional, Aberto, Juventude e Estudante. A edição de 2019 recebeu 327.000 candidaturas de 195 países, consagrando o evento como um dos concursos de fotografia mais importantes do mundo.

Além da exposição principal, realizar-se-á uma exposição exclusiva dos trabalhos dos vencedores de 2018 dos prémios monetários dos concursos Profissional, Estudante e Sony Alpha Female, bem como dos trabalhos dos vencedores e dos finalistas do prémio ZEISS Photography Award da edição de 2019. Importa ainda referir que será apresentado um conjunto de imagens cuidadosamente selecionadas da The Swap Project, uma iniciativa entre a World Photography Organisation e o Creativehub que consiste partilha, entre a comunidade fotográfica global, das suas melhores imagens.

No seguimento da sua estreia em Londres, a Exposição dos Sony World Photography Awards 2019 irá realizar uma digressão mundial, incluindo exposições no Japão, na Alemanha e em Itália.

 

4531_12759_NadavKander_OutstandingContributionToPhotography_2019

Tamanho  2,33 MB     Formato do ficheiro  .jpg
Tamanho da imagem  1561 x 2000 píxeis
Fotógrafo/Fonte  Nadav Kander

 

4515_12721_NadavKander_OutstandingContributionToPhotography_2019

Image Name: Nadav Kander, Audrey with toes and wrist bent, 2011. Courtesy of Flowers Gallery Photographer Name: Nadav Kander Year: 2019 Image Description: Copyright: © Nadav Kander, Audrey with toes and wrist bent, 2011. Courtesy of Flowers Gallery
Tamanho  610 KB     Formato do ficheiro  .jpg
Tamanho da imagem  1601 x 1200 píxeis
Fotógrafo/Fonte  Nadav Kander

 

4525_12731_NadavKander_OutstandingContributionToPhotography_2019

Image Name: Nadav Kander, Water XVIII, Shoeburyness towards Mulberry Defenses and on to Grain Power Station, England 2015. Courtesy of Flowers Gallery Photographer Name: Nadav Kander Year: 2019 Image Description: Copyright: © Nadav Kander, Water XVIII, (Shoeburyness towards Mulberry Defenses and on to Grain Power Station), England 2015. Courtesy of Flowers Gallery
Tamanho  782 KB     Formato do ficheiro  .jpg
Tamanho da imagem  902 x 2000 píxeis
Fotógrafo/Fonte  Nadav Kander

 

4517_12723_NadavKander_OutstandingContributionToPhotography_2019

Image Name: Nadav Kander, Chongqing IV Sunday Picnic, Chongqing Municipality, 2006. Courtesy of Flowers Gallery Photographer Name: Nadav Kander Year: 2019 Image Description: Copyright: © Nadav Kander, Chongqing IV (Sunday Picnic), Chongqing Municipality, 2006. Courtesy of Flowers Gallery
Tamanho  805 KB     Formato do ficheiro  .jpg
Tamanho da imagem  1200 x 940 píxeis
Fotógrafo/Fonte  Nadav Kander

 

4523_12729_NadavKander_OutstandingContributionToPhotography_2019

Image Name: Nadav Kander, Priozersk XIV ,I Was Told She Once Held An Oar, Kazakhstan 2011. Courtesy of Flowers Gallery Photographer Name: Nadav Kander Year: 2019 Image Description: Copyright: © Nadav Kander, Priozersk XIV (I Was Told She Once Held An Oar), Kazakhstan 2011. Courtesy of Flowers Gallery
Tamanho  2,28 MB     Formato do ficheiro  .jpg
Tamanho da imagem  2000 x 1570 píxeis
Fotógrafo/Fonte  Nadav Kander