HomeActualidadeNutrircomSaúde aposta num inovador Sistema Integrado de Reeducação Alimentar para combate à obesidade

NutrircomSaúde aposta num inovador Sistema Integrado de Reeducação Alimentar para combate à obesidade

https://pressreleases.pt/wp-content/uploads/2019/03/image001-5.jpg

 

 

INOV C 2020 – BOLSAS DE IGNIÇÃO

 

 

NutrircomSaúde aposta num inovador Sistema Integrado de Reeducação Alimentar para combate à obesidade

 

 

Idealizado por uma equipa de Nutricionistas e Psicomotricistas, a NutrircomSaúde constitui uma ideia de negócio que visa fornecer um serviço de consultoria na área da Nutrição e Psicomotricidade, baseado num Sistema Integrado de Reeducação Alimentar. Este é um dos projetos contemplados com uma das 15 Bolsas de Ignição financiados pelo INOV C 2020.

 

 

A NutrircomSaúde, enquanto serviço de consultoria na área da Nutrição e Psicomotricidade a crianças, jovens e adultos com excesso de peso ou obesidade apresenta uma metodologia inovadora: o SIRA – Sistema Integrado de Reeducação Alimentar.

Como explica Romeirica Santos, Coordenadora do projeto, “o SIRA surgiu de consistentes resultados científicos que evidenciam que um dos grandes motivos para a desistência do acompanhamento nutricional a longo prazo é um fator emocional: a desmotivação. É neste contexto que a Psicomotricidade vem acrescentar à Nutrição, o acompanhamento motivacional através de atividades que otimizam e mantêm os resultados”.

Neste sentido a equipa da NutrircomSaúde, tem identificado alguns dos problemas relacionados com a gestão do peso como sejam: elevados índices de excesso de peso e obesidade, elevada taxa de abandono das consultas de nutrição, poucos resultados efetivos a longo prazo e desmotivação associada ao tratamento nutricional.

De acordo com os coordenadores deste programa nutricional, o SIRA aposta na reeducação alimentar de forma gradual e definitiva, através de palestras, workshops, rastreios e consultas personalizadas durante o seu período de duração que são de 6 a 12 meses. “A gestão do peso com resultados definitivos não depende exclusivamente da alimentação e é neste sentido que a nossa proposta é uma inovação incremental das medidas já existentes no mercado nacional e internacional. A intervenção holística que propomos tem impacto a nível da capacitação individual e coletiva de aquisição de literacia alimentar, aumento da saúde, qualidade de vida e bem-estar das pessoas envolvidas no projeto”, acrescenta Augusta Neves, Psicomotricista.

 

INOV C 2020 apoia projetos inovadores em Portugal

 

Do consórcio INOV C 2020, liderado pela Universidade de Coimbra, fazem parte dez parceiros nucleares: o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Pedro Nunes, o ITeCons, o SerQ, a ABAP, a Obitec e o TagusValley. 

O INOV C 2020 é um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18 de abril de 2017 e 17 de outubro de 2019. Os parceiros executarão um investimento total de 1.627.614€, sendo o montante de 1.383.472€ financiado pelo FEDER.

O objetivo do projeto INOV C 2020 é consolidar a Região Centro enquanto referência nacional na criação de produtos e serviços resultantes de atividades de Investigação & Desenvolvimento. A consolidação do Ecossistema de Inovação, através da incorporação de uma oferta ampla de recursos, infraestruturas e respostas a desafios específicos, faz também parte da sua missão. O INOV C 2020 segue-se ao Programa Estratégico INOV C, executado entre 2010 e 2015.

 

Redes Sociais: www.linkedin.com/company/inov-c  | www.facebook.com/inovc

Tags