HomeTecnologiaCibersegurançaDeclarações Kaspersky Lab: “Momo challenge”

Declarações Kaspersky Lab: “Momo challenge”

David Emm, Investigador Principal de Segurança da GReAT, Kaspersky Lab

“Todos nós já ouvimos falar do ‘Momo challenge’, o desafio que tem vindo a instalar o pânico e histeria pela internet, que começou a surgir em diferentes países há cerca de um ano. É importante relembrar que esta não é uma ciberameaça legítima, pois não se destina a infetar ou a corromper dispositivos, nem procura roubar dados. Contudo, pode ser considerado um desafio malicioso, com a intenção de chocar e destabilizar. Devido ao destaque que os media lhe têm dado nos últimos tempos, mais pessoas se sentem tentadas a assustar os seus amigos ou, ainda, a usar a ‘figura’ para assediar e intimidar, o que é ainda mais preocupante.

 

Para os pais, uma ameaça como esta pode ser esmagadora para os seus filhos, que nunca conheceram um mundo sem Internet e sem navegar online a alta velocidade. As crianças são, frequentemente, as primeiras a serem expostas aos novos conteúdos da cultura da internet, uma vez que são aquelas que mais os procuram e partilham prolificamente.

 

Apesar de esta ameaça não ter como objetivo espalhar malware, surge para lembrar aos pais que necessitam de manter uma relação próxima com os seus filhos no que ao mundo online diz respeito, e que um diálogo aberto é a melhor defesa contra conteúdo malicioso e ciberameaças, incluindo não aceitar ou abrir conteúdos de remetentes desconhecidos. Falar sobre a segurança na internet é sempre uma boa prática e os pais não podem apenas ficar à espera que os seus filhos queiram falar de algo sinistro que aconteceu. Ter este diálogo constante vai ajudá-los a lidar com estas ameaças sempre que aparecerem.

 

Sobre Kaspersky Lab

 

A Kaspersky Lab é uma empresa de cibersegurança global que celebra 20 anos em 2017. O profundo conhecimento das ameaças e a experiência em segurança da Kaspersky Lab leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as principais infraestruturas, os governos e os consumidores em todo o mundo. O portefólio de segurança da empresa inclui a reputada solução de proteção de endpoint e com um vasto número de outras soluções e serviços que visam combater as ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, há mais de 400 milhões de utilizadores protegidos pelas tecnologias da Kaspersky Lab e cerca de 270.000 clientes corporativos a escolher a Kaspersky para proteger o que lhes é mais importante. Mais informação em www.kaspersky.pt

 

 

doc icon 190312_Declarações-Kaspersky-Lab-“Momo-challenge”.docx