HomeCulturaFotografiaArtistas fotográficos pré-selecionados competem no concurso Profissional dos Sony World Photography Awards 2019 pela melhor série de fotografias do mundo

Artistas fotográficos pré-selecionados competem no concurso Profissional dos Sony World Photography Awards 2019 pela melhor série de fotografias do mundo

  • As imagens pré-selecionadas dos concursos Profissional e Estudante já estão disponíveis em worldphoto.org/press
  • Número recorde de participações nestes prémios de renome mundial: Mais de 326 000 candidaturas em 4 concursos, provenientes de 195 países e territórios
  • A lista de pré-selecionados do concurso Estudante também foi revelada
  • O Fotógrafo do Ano, os 10 vencedores das categorias do concurso Profissional e os vencedores gerais dos concursos Aberto, Juventude e Estudante serão anunciados na cerimónia de entrega dos prémios a 17 de abril de 2019, em Londres

 

LONDRES: 26 de março de 2019: Apresentando uma série de trabalhos excepcionais dos melhores artistas fotográficos a trabalhar em todo o mundo, a World Photography Organisation revelou, hoje, os fotógrafos pré-selecionados para o concurso Profissional dos Sony World Photography Awards 2019.

Estes prémios oferecem aos fotógrafos a oportunidade de mostrar a sua arte ao público em geral, tendo os artistas pré-selecionados e vencedores dos últimos anos beneficiado de oportunidades que impulsionaram a sua carreira, tais como representações em galerias, exposições e contratos editoriais. A lista de pré-selecionados de 2019 apresenta uma visão intensa e diversificada da fotografia atual.

Cuidadosamente selecionados por um painel composto pelos maiores especialistas mundiais provenientes de universidades, museus, editoras, festivais e meios de comunicação, os jurados escolheram um conjunto de imagens impactantes e inovadoras em 10 categorias diferentes. Muitas vezes retiradas de grandes conjuntos de trabalhos, as imagens pré-selecionadas do concurso Profissional contêm séries de 5 a 10 imagens excecionais. Cada série demonstra a destreza e experiência do fotógrafo em termos de técnicas fotográficas, edição e narrativa visual, oferecendo ao público histórias cativantes sobre a humanidade e o mundo contemporâneo.

Os artistas hoje pré-selecionados oferecem as suas interpretações do mundo moderno em todas as suas formas. Muitos deles abordam questões políticas: As imagens de arquitetura de Daniel Ochoa de Olza’s (Espanha) revelam protótipos do muro fronteiriço atualmente existentes em San Diego, perto da fronteira México/EUA, enquanto que o ensaio fotográfico de Toby Binder (Alemanha) apresenta a ubiquidade dos problemas que afetam os jovens em Belfast, Irlanda, e o impacto que o Brexit poderá ter no Acordo de Paz de 1998. A beleza do mundo natural e o efeito nele provocado pela mão do homem podem ser observados nas imagens aéreas da Etiópia de Kieran Dodds (Reino Unido), que realçam a perda de 95% das florestas nativas, e no trabalho de Leah Schretenthaler (EUA), que utiliza filme tradicional e gelatina de prata para captar e imprimir imagens de controversos projetos de infraestruturas no Hawai, posteriormente cortados a laser deixando espaços em branco semelhantes a cicatrizes nas fotografias.

Também são partilhadas imagens das vidas e dos lugares que, de outra forma, não seriam conhecidos: Alice Mann (África do Sul) mostra-nos a subcultura única e aspiracional que envolve as equipas femininas de majoretes com tambores, Kohei Ueno (Japão) revela ao público o mundo subaquático do mergulho livre de competição e Alessandro Grassani (Itália) apresenta-nos retratos deslumbrantes das lutadoras de boxe de Goma, República Democrática do Congo.

O sucesso dos pré-selecionados é impressionante, tendo o concurso Profissional de 2019 recebido o seu maior número de candidaturas até à data, graças a artistas de 161 países tão longínquos quanto Gabão, Paraguai ou Costa do Marfim. Esta variedade internacional mantém-se na lista de pré-selecionados, com fotógrafos emergentes e profissionais provenientes de 30 países, incluindo São Cristóvão e Nevis, Finlândia, Japão, Colômbia e Irão.

Todos os fotógrafos pré-selecionados do concurso Profissional irão competir pelo título de vencedores da sua categoria e terão a oportunidade de arrecadar o prémio deFotógrafo do Ano e receber25 000 dólares americanos. Os segundo e terceiro classificados de cada categoria também serão distinguidos no dia 17 de abril e os seus trabalhos apresentados na Exposição dos Sony World Photography Awards 2019 em Londres, antes do início da tournée mundial.

 

Concurso Estudante

A lista de pré-selecionados do concurso Estudante inclui conjuntos de trabalhos de 10 estudantes, provenientes de reconhecidas instituições de ensino superior de todo o mundo. Sob o tema “Evolução”, os fotógrafos pré-selecionados têm uma proveniência tão diversa como Bangladesh, Malásia, Espanha, Argentina e Canadá.

Os 10 fotógrafos pré-selecionados receberam equipamento de imagem digital da Sony e terão a oportunidade de viajar até Londres para participar na cerimónia de entrega dos prémios a 17 de abril, onde o vencedor geral do concurso Estudante será anunciado e receberá equipamento fotográfico da Sony, no valor de 30 000 €, para a sua instituição.

Em Londres, os 10 estudantes irão participar numa conversa intimista com o vencedor do prémio Extraordinária Contribuição para a Fotografia Nadav Kandere numa análise de portfólio com o jurado do concurso Estudante de 2019 Jason Baron (Diretor Criativo de Fotografia da BBC Creative) e a World Photography Organisation. Além de proporcionar aos estudantes e aos seus tutores a oportunidade de estabelecer diversos contactos, todos os estudantes serão elegíveis para receber a bolsa Student Sony Grant 2019.

Produzidos pela World Photography Organisation, os prémios Sony World Photography Awards são já considerados um dos mais importantes eventos do setor da fotografia à escala global. Atualmente no seu 12.º ano de parceria com o seu principal patrocinador, a Sony, os Sony World Photography Awards são compostos por quatro concursos: Profissional (avaliado com base numa série de trabalhos), Aberto (avaliado com base numa única imagem), Estudante (para instituições académicas) e Juventude (para jovens entre os 12 e os 19 anos).

 

Avaliação dos pré-selecionados dos concursos Profissional e Estudante

Este ano, o júri do concurso Profissional foi presidido por Mike Trow (Editor, Fotógrafo, Consultor, Reino Unido), que comenta: “Os trabalhos dos pré-selecionados do concurso Profissional deste ano suscitaram um intenso debate e interesse entre os membros do júri, graças a um trabalho conceptual e uma justaposição de imagens interessantes para criar novas narrativas, bem como uma narrativa mais tradicional. Em certa medida, este ano é mais desafiante e controverso que os anteriores – o que é ótimo e importante, para ultrapassar os limites da fotografia e desafiar as perceções e expetativas do público.”

Erin Barnett (Diretor de Exposições e Coleções, International Center of Photography, EUA) realçou: “Embora não tenha ficado surpreendido com a qualidade das imagens, fiquei impressionado com a ampla variedade dentro de cada categoria. Foi muito bom ver os fotógrafos a desafiar os limites e a levar-me a reavaliar as minhas noções pré-concebidas. É importante lembrar que as imagens fortes podem mudar a nossa perspetiva e ensinar-nos a ver o mundo à nossa volta de novas formas.”

Brendan Embser (Editor Executivo, Aperture, EUA) afirmou:”Os fotógrafos que selecionámos e que fazem parte da exposição são a vanguarda – são a próxima geração.”

Emma Lewis (Jurada e Curadora Assistente, Tate, Reino Unido) comentou: “Fiquei impressionada com a sensibilidade e o rigor dos projetos de documentários: temas interessantes, muitas vezes urgentes, que foram exaustivamente investigados e executados com grande cuidado, bem como a utilização de uma abordagem conceptual distintiva.”

Liu Heung Shing (Fundador, Shanghai Center of Photography, China) comentou:”Selecionámos vencedores que exibem a qualidade mais atrativa da fotografia – a capacidade de atrair o público para o seu trabalho.”

Isabella van Marle (Responsável pelas Relações com Artistas e Galerias, Unseen Amsterdam, Holanda) afirmou:

“Ao analisar os trabalhos dos Sony World Photography Awards, fui imediatamente cativada pelas diferentes abordagens dentro de determinadas categorias. Penso que todos deveriam visitar a Exposição dos Sony World Photography Awards, uma vez que apresenta uma enorme diversidade de trabalhos, incluindo alguns projetos verdadeiramente inteligentes e deslumbrantes.”

O concurso Estudante deste ano foi avaliado por especialistas mundiais em fotografia, que apresentam um conhecimento profundo sobre a prática fotográfica emergente. O painel do júri é composto por Jason Baron (Diretor Criativo de Fotografia, BBC Creative), Bruno Bayley (Editor Executivo, Magnum Photos) e Jeff Hamada (Fundador e Editor, BOOOOOOOM).

Sobre a qualidade das imagens, Jason Baron afirma: “No concurso Estudante deste ano, o mais interessante de observar tem sido a extensão, a variedade e a diversidade das imagens em exposição, não apenas em relação ao tema, mas também ao género da fotografia. Paisagens urbanas, retratos iluminados, ensaios fotográficos e natureza morta, entre muitos outros. É bom saber que o futuro de todos os diferentes tipos de fotografia está seguro nas mãos de jovens talentos.”

Ao comentar os concursos Profissional e Estudante deste ano, Scott Gray (CEO, World Photography Organisation) realçou: “O nível das candidaturas aos Sony World Photography Awards continua a aumentar de ano para ano. Estamos muito satisfeitos por assistir à participação de uma variedade tão ampla de trabalhos inovadores nos concursos Profissional e Estudante deste ano. Os prémios proporcionam a estes excecionais fotógrafos, profissionais e emergentes, uma plataforma verdadeiramente global para apresentar e exibir o seu trabalho.”

 

Prémios

Todas as imagens pré-selecionadas e vencedoras serão apresentadas como parte da Exposição Sony World Photography Awards 2019, que terá lugar na Somerset House, em Londres. Esta exposição incluirá uma secção especial com trabalhos especificamente selecionados pelo vencedor do prémio Extraordinária Contribuição para a Fotografiade 2019, o célebre artista Nadav Kander. A exposição decorrerá de 18 de abril a 6 de maior de 2019 na Somerset House, em Londres, antes de viajar até outros países, tais como Japão, Alemanha e Itália. Os bilhetes para a exposição de Londres estão disponíveis emwww.worldphoto.org/2019exhibiition

Os vencedores gerais dos prémios serão anunciados numa cerimónia que terá lugar em Londres, a 17 de abril. O Fotógrafo do Ano, Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto, Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude,os vencedores das categorias do concurso Profissional e os 10 pré-selecionados do concurso Estudante receberão uma viagem a Londres para assistir à cerimónia. Os vencedores receberão ainda o mais recente equipamento de imagem digital da Sony e serão incluídos no livro de 2019 dos prémios.

Tags