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Oito dicas para combater a fadiga

Lisboa, 12 de Abril de 2019 – Atualmente, o número de pessoas que afirma sentir-se esgotada e próximo de “burnout” é bastante elevado, segundo dados de um estudo da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), publicado no final do ano passado. A Garmin, especialista na área de dispositivos para desporto, preparou as oito dicas que ajudam a combater o cansaço diário e a revitalizar as suas energias num curto período de tempo.

1. Vá para a rua
Independentemente de estar no escritório ou em casa – pegue no seu casaco, no seu relógio como o Forerunner 645 Music, escolha a música no relógio, saia para a rua e caminhe pelo quarteirão ou corra ao som da sua música preferida. Chuva, neve ou sol. Exercício ao ar livre é faz maravilhas para cansaço e letargia.

2. Beba, beba e beba um pouco mais
Desde que as bebidas sejam não alcoólicas! O percentual de água corporal varia entre 50% e 80%, dependendo da idade. É por isso que é importante manter-se recarregado. Idealmente, deverá beber entre dois e três litros de água ou chá sem açúcar todos os dias. Deixar de beber o suficiente pode resultar em letargia e incapacidade de se concentrar.

3. Ligue as torneiras!
Qual é a melhor maneira de lidar com o cansaço de forma rápida e imediata? Um banho quente e frio que coloca a sua circulação ativa. E se está preso no escritório ou forçado a suportar mais uma visita a amigos ou familiares, e um banho está fora de questão, não há problema – basta uma visita rápida à casa de banho e passar água fria no rosto e nos pulsos para obter um efeito igualmente revigorante.

4. Aptidão versus fadiga
O exercício ajuda a combater o cansaço? Em uma palavra, sim. 20 minutos são mais que suficientes para fazer o sangue fluir e aumentar o nível de oxigênio no seu corpo. Os relógios Garmin permitem monitorizar os exercícios registando e fornecendo dados muito úteis para melhorar dia após dia.

5. Não se esqueça de alongar
Existem exercícios que irão mantê-lo mais revigorado durante o dia não esquecendo a importância de se levantar ao longo do dia como forma de combater a fadiga. O movimento e a variedade far-lhe-ão muito bem, ao corpo e à mente. Temos equipamentos que nos permitem configurar exercícios e tornar muito mais eficiente os 10 minutos de pausa. O Garmin Vivoactive 3 Music inclui por exemplo mais de 15 aplicações de desporto pré-carregadas, incluindo ioga; utilize os exercícios pré-carregados ou crie e transfira exercícios personalizados de alongamentos para usar nestas pausas.

6. O poder das sestas
Apesar de muitos trabalhadores ainda acharem uma ideia estranha, e continuar a ser desaprovada na maioria dos escritórios, um pequeno sono no meio do dia é uma excelente forma de recarregar as suas baterias. E existem até dispositivos Garmin que permitem medir a qualidade do sono.

7. Relaxe e ria mais
Tem maior probabilidade de sentir stress em determinado momento do seu dia, mas quanto? O smartwatch vívomove HR da Garmin permite-lhe saber quando está a ter um dia calmo e equilibrado ou stressante, incluindo todos os meios termos, graças à monitorização dos níveis de stress durante todo o dia. Se o seu nível de stress fica elevado durante o dia, saberá que está na hora de descansar um pouco e talvez combater uma dor de cabeça ou outros sintomas físicos. Utilize o temporizador de relaxamento para fazer um exercício de respiração profunda e reduzir o stress. Relaxe e ria.

8. Acorde, é hora do lanche!
As barras de chocolate são deliciosas e proporcionam uma energia elevada. Escolha um lanche que repõe a sua energia sem qualquer risco de colisão depois; bananas e nozes, por exemplo. Eles contêm a combinação perfeita de carboidratos complexos e proteínas.
As vitaminas do complexo B também ajudam a combater a fadiga – vitaminas B3, B5, B7 e B12, por exemplo. Essas vitaminas são fontes ricas de fígado, arenque, ovos, produtos lácteos e integrais, nozes e leguminosas. As frutas cítricas também contêm uma boa dose de vitamina C para aumentar a energia.