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APCC assinala 35 anos com congresso para discutir o futuro do sector

 

Associação Portuguesa de Centros Comerciais assinala 35 anos com congresso para discutir o futuro do sector

  

·        VI Congresso da APCC – “O mundo em mudança”, a 28 e 29 de Maio, trará a Lisboa alguns dos maiores especialistas internacionais em inovação no retalho, marketing, foodservice e food&beverage, disrupção digital e futurismo.

 

Lisboa, 15 de Abril – A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) – que congrega empresas investidoras, promotoras e gestoras, para além de empresas de comércio a retalho e fornecedores de serviços ao sector – vai assinalar o seu 35.º aniversário com a organização do seu VI CONGRESSO, a 28 e 29 de Maio, que trará a Lisboa alguns dos maiores especialistas internacionais em inovação no retalho, marketing, foodservice e food&beverage, disrupção digital e futurismo.

O VI CONGRESSO da APCC – “O mundo em mudança”, que decorre no Museu do Oriente, tem um site dedicado, onde é possível consultar o programa completo e fazer a inscrição.

António Sampaio de Mattos, presidente da APCC, afirma: “Este Congresso será um momento importante de reflexão e antecipação perante um mercado cada vez mais competitivo e favorável à inovação. O evento reunirá os principais actores do retalho imobiliário do mercado português e internacional para cruzar ideias e discutir o sector num plano global”.

“Esta discussão é ainda mais importante num contexto em que a indústria do retalho imobiliário se assume como motor da inovação no sector, seja do ponto de vista dos serviços que os Centros Comerciais colocam ao dispor dos consumidores, seja, por exemplo, no campo da sustentabilidade”, acrescenta o responsável.

 

Um programa com nomes de destaque internacional

Entre os oradores no evento destaca-se o Comissário Europeu Carlos Moedas, que falará sobre o tema “A inovação como motor da Mudança”. Entre os oradores estão também o futurista Gerd Leonhard, que fará uma intervenção sobre “Humanidade e Tecnologia – os próximos 10 anos”; o consultor Ken Hughes, reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais em comportamento do consumidor e do comprador, que vai falar sobre Inteligência Artificial; e o marketer JJ Delgado, que foi responsável pelos serviços de Marketing da Amazon para a Europa do Sul entre 2014 e 2017 – e pelo dia em que a empresa vendeu mais fora dos Estados Unidos. Fará uma intervenção sobre os novos ecossistemas digitais.

 

Um sector responsável por mais de 100 mil postos de trabalho em Portugal

Os 84 centros comerciais Associados da APCC foram responsáveis, em 2018, por uma facturação (vendas) de cerca de 10 mil milhões de euros (+4,7% em relação a 2017), que resultaram de aproximadamente 560 milhões de visitas (+4,5% em relação a 2017). Adicionalmente, são responsáveis pela criação de mais de 100 mil postos de trabalho directos, para além de 200 mil indirectos e induzidos, contribuindo para o desenvolvimento local e regional do país.

Entre os associados encontram-se os maiores grupos promotores/gestores/proprietários a operar em Portugal, como a Ceetrus, a Klépierre, a Multi, a Mundicenter ou a Sonae Sierra.

 

FIM

 

Sobre a APCC

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) congrega empresas investidoras, promotoras e gestoras de Centros Comerciais, para além de empresas de comércio a retalho e fornecedores de serviços ao sector. Tem como principal objectivo a defesa dos interesses e direitos dos seus Associados, e assume-se como o interlocutor institucional desta indústria junto dos órgãos de administração pública.

Actualmente, a APCC conta com 84 Conjuntos Comerciais, com uma Área Bruta Locável (ABL) total acumulada de aproximadamente 3,3 milhões de m2, sendo este valor representativo de mais de 90% da ABL nacional. O volume total de facturação do sector é de cerca de 10 mil milhões de euros, tendo os centro comerciais Associados recebido 560 milhões de visitas em 2018.

A APCC é membro fundador da CSP – Confederação dos Serviços de Portugal, estrutura que representa o setor dos serviços em Portugal, abrangendo, para além dos Centros Comerciais, áreas tão diversificadas como telecomunicações, distribuição organizada, comunicação comercial, comércio grossista e eletrónico, saúde, consultadoria empresarial, tecnologias de informação, transportes expresso, segurança privada e estudos de mercado.

Ao nível internacional, a APCC é membro do International Council of Shopping Centres (ICSC), uma organização mundial sediada em Nova Iorque que agrega 70.000 profissionais do sector nos cinco continentes. É de igual modo parte integrante da European Property Federation (EPF), organização pan-europeia sediada em Bruxelas, representativa dos interesses de promotores e investidores do sector imobiliário junto das instâncias comunitárias.

 

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