HomeActualidadePraia Vasco da Gama e Porto de Recreio de Sines renovam Bandeira Azul

Praia Vasco da Gama e Porto de Recreio de Sines renovam Bandeira Azul

A praia sob gestão da Administração dos Portos de Sines e do Algarve tem vindo a ser galardoada com a Bandeira Azul desde 2007, de forma ininterrupta

 

 

A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou no passado dia 30 de abril a atribuição, em 2019, da Bandeira Azul à Praia Vasco da Gama e ao Porto de Recreio de Sines, infraestruturas geridas pela APS, que têm vindo a ser distinguidos com este galardão de forma ininterrupta desde 2007 e 2008, respetivamente.

 

A Bandeira Azul é concedida a praias ou infraestruturas que obedeçam a um conjunto de requisitos não só ambientais, mas também de segurança e bem-estar dos utentes, tanto a nível da informação disponível como no que respeita a ações de sensibilização ambiental.

 

Em 2019, o tema escolhido foi “Do Rio ao Mar sem Lixo” e o desafio do Programa Bandeira Azul é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar.

 

Neste âmbito, terão lugar no próximo mês de julho uma série de iniciativas no âmbito da Educação Ambiental, que irão decorrer na Praia Vasco da Gama e no Porto de Recreio, cujo principal objetivo será o de sensibilizar miúdos e graúdos para a necessidade de garantir o desenvolvimento sustentável no Planeta Terra, através da preservação dos oceanos.

 

 

 

Sobre a APS — Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A

A APS é a entidade responsável por assegurar o exercício das competências necessárias ao regular funcionamento do Porto de Sines e dos Portos comerciais de Faro e de Portimão nos seus múltiplos aspetos.

O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios. Dotado de modernos terminais especializados, pode movimentar os diferentes tipos de mercadorias, está aberto ao mar e conta com excelentes acessibilidades marítimas sem constrangimentos.

É o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como ativo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo e derivados, carvão e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante porto de carga geral/contentorizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.