HomeActualidadePrimeira edição do Lousã Granfondo Licor Beirão já tem mais de mil inscritos

Primeira edição do Lousã Granfondo Licor Beirão já tem mais de mil inscritos

É, mais do que uma prova, uma verdadeira viagem à descoberta do interior do País. Para os amantes das bicicletas realiza-se, no próximo dia 19, a primeira edição do Lousã Granfondo Licor Beirão, um evento de cicloturismo aberto à participação de todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas, federados ou não, de ambos os sexos, de qualquer nacionalidade, desde que maiores de 18 anos de idade. Um desafio que conta já com mais de mil inscritos.

É no centro da Lousã, com a magnífica paisagem da serra como pano de fundo, que se dará a partida do Lousã Granfondo Licor Beirão, um desafio apadrinhado pelo antigo ciclista Johan Museeuw, ex-campeão do mundo de estrada, três vezes vencedor do Tour de Flanders e do Paris-Roubaix. Os atletas irão pedalar pelas mais belas Aldeias de Xisto, entre histórias encantadas, monumentos escondidos e belezas paisagísticas arrebatadoras, tendo como meta o local de partida inicial.

Há distâncias para todos os gostos. Para os mais resistentes, o Granfondo oferece-se ao longo de 151,91 km; para os aventureiros q.b., o Mediofondo segue um caminho de 97,65 km. Finalmente, para os mais comedidos, o desafio é percorrer o Minifondo, ao longo de 69,44 km. A opção pela distância, ainda que tenha de ser definida à partida, tendo em conta a condição física e os objetivos dos participantes, não tem de ser definitiva. O que significa que, no decorrer da prova, a distância pode sempre ser alterada.

Senhor da Serra, Miranda do Corvo, Castanheira de Pera, Góis, Serpins serão pontos de passagem, assim como as aldeias de Casal Novo, Talasnal, Candal, enquadrados por uma moldura natural que tem tanto de sedutora como de majestosa. Por isso, o Lousã Granfondo Licor Beirão serve também para fomentar gestos de ecologia e de profundo respeito pelo meio ambiente.

O que significa que os copos de plástico serão substituídos por copos de papel, não serão utilizadas garrafas de água de 0,33cl (pequenas), haverá reutilização de materiais, será feita uma limpeza do percurso após a passagem do último atleta e será ainda realizado um Ecossorteio – no final do percurso, os atletas escrevem o seu número de frontal em cada embalagem de suplementos vazia que tenham trazido consigo até à meta, depois introduzidos numa espécie de tômbola, que darão direito a prémios.

Sobre o Licor Beirão

Foi em 1929 que nasceu o Licor Beirão, o Licor de Portugal. Começa com uma história de amor e torna-se numa marca de referência em Portugal conhecida pela sua forma irreverente e divertida de comunicar, em que se destaca a parceria com Manuel João Vieira – “O que é se bebe aqui?”. Feito através de uma seleção de treze especiarias e plantas aromáticas e baseado numa receita secreta da família Redondo, o Licor Beirão é conhecido por acompanhar as conversas dos portugueses e por estar mesmo em toda a parte.