HomeLifestyleAcessóriosGarmin Forerunner® 45, 245 e 945: o começo da corrida é apenas o início

Garmin Forerunner® 45, 245 e 945: o começo da corrida é apenas o início

  • Está a preparar-se para um treino. Olha para o ecrã e dá-se conta que os níveis de energia são os adequados. Durante o trajeto não se vai aborrecer, pois descarregou as suas músicas preferidas. Tem os seus objetivos claros como água e sabe a forma de se superar. Além disso, se tiver algum problema, o seu contacto de emergência será avisado. E quando voltar, mesmo que não tenha dinheiro, poderá pagar aquela garrafa de água essencial. E tudo porque o seu Forerunner® vai consigo.
  • Dimensões mais reduzidas, ecrãs a cores, localização em qualquer momento e lugar, assistência no percurso, treinos personalizados, mais autonomia, controlo de energia, música… os novos relógios com GPS para corredores oferecem todas as funcionalidades com que sonhamos no que respeita a treino, saúde e conectividade.

 

21 de Maio de 2019 – A Garmin anunciou a introdução no mercado dos seus novos modelos Forerunner®: 45, 245 e 945. Trata-se de três modelos de relógios desportivos inteligentes que completam a gama exclusiva que a marca disponibiliza para os segmentos de running, triatlo e multidesporto.

Quer seja um fã de corridas de fim-de-semana ou um desportista de elite, estes relógios convertem estas atividades numa experiência completa. Entre muitas outras funcionalidades, permitem realizar treinos personalizados, controlar o ritmo, a distância e a frequência cardíaca. Nos modelos mais avançados, o utilizador tem acesso em tempo real a dados pormenorizados sobre a inclinação de cada etapa e pode ainda armazenar música e pagar diretamente com o dispositivo, entre outras funcionalidades.

Treinos personalizados
Personalizar os treinos até níveis extremos é uma realidade com os novos Forerunner. Para tal, fazem valer-se do Garmin Coach 2.0, que permite preparar um percurso para distâncias de 5k, 10k ou 21k. Esta funcionalidade baseia-se na orientação de três treinadores especialistas e de planos de treino gratuitos que se adaptam ao utilizador e aos seus objetivos. Como parte do plano de treino, pode inclusivamente ajudar a prever o tempo necessário para cumprir o percurso. Além disso, o utilizador tem a opção de descarregar planos de treino gratuitos para os cumprir sempre que achar necessário. As sessões de treino sincronizam-se com o relógio e ajustam-se em função do rendimento do plano.

Assistência em corrida
Os equipamentos contam com GPS, GLONASS e GALILEO em simultâneo, pelo que é possível aceder à localização precisa via satélite em qualquer local. Proporcionam uma precisão ótima mesmo em zonas mais complicadas, tanto em trilhos como em cidade.

Além disso, e para maior confiança e garantia de assistência durante os treinos, oferecem um detetor automático de incidentes. Ao ativar esta funcionalidade, e sempre que o atleta leve consigo o smartphone que está emparelhado com o relógio, este envia uma mensagem automática (em caso de queda ou de acidente) com a localização exata aos contactos de emergência previamente definidos no Garmin Connect. Esta mensagem pode ser ainda enviada de forma manual.

 

Controlo de energia
Uma das funcionalidades mais apetecíveis é o monitor de energia Body Battery, que utiliza uma combinação dos dados de stresse, variação de frequência cardíaca (VCF), sono e atividade para calcular as reservas de energia do corpo em qualquer momento, para que seja possível planear o dia e otimizar os tempos de atividade e descanso. Um número mais elevado indica que o utilizador está pronto para prosseguir o treino, enquanto um valor mais baixo sugere que é necessário relaxar e descansar um pouco antes de iniciar uma nova sessão de treino. O Body Battery ajuda ainda a identificar padrões semanais para que o utilizador possa melhor compreender como tem sido a evolução do seu treino.

Música em todo o lado
Para quem não consegue correr sem a companhia da música, tanto a versão Music do Forerunner 245 como o modelo 945 permitem descarregar até 500 e 1000 canções, respetivamente.

Por sua vez, contam com conectividade WiFi, e é assim possível transferir a música a partir do smartphone ou computador recorrendo a plataformas de música tão conhecidas como o Spotify* ou o Deezer. Depois, para ouvir a música, basta recorrer a uns auriculares Bluetooth.

Sempre ligado
Com estes equipamentos, não tem de escolher entre estar ligado ou manter-se ativo. Graças às suas prestações de conectividade, é possível ficar a saber as condições meteorológicas, controlar a música, receber notificações inteligentes, localizar o telefone, visualizar as chamadas ou os emails, e tudo sem ter de recorrer ao smartphone.

Controlo do ciclo menstrual
Os Forerunner 245 e o 945 podem controlar o ciclo menstrual, uma funcionalidade extremamente interessante para utilizadoras, que permite analisar as alterações do corpo ao longo deste período mensal, registado dados para a criação de registos dos ciclos e dos sintomas físicos e oferecendo ainda previsões de períodos férteis a cada mês.

Partilhar e competir
É ainda mais simples controlar a atividade com estes dispositivos. Uma vez que toda a informação é sincronizada automaticamente com o Garmin Connect (disponível gratuitamente para iOS e Android), a comunidade virtual da marca, a partir de onde o utilizador pode consultar o progresso, juntar-se a desafios, receber medalhas e inclusivamente partilhar o progresso nas redes sociais.

Personalização e acessórios
Graças à aplicação Connect IQ™ e dependendo do modelo, é possível personalizar os relógios de forma gratuita com mostradores, widgets, campos de dados e aplicações de treino como o Training Peaks e Strava, ou de rotas, como o wikiloc.

Garmin Forerunner 45 e 45S
Estes dispositivos foram concebidos para os utilizadores que acabaram de calçar os ténis. Contam com um design pequeno, compacto e leve. Disponíveis em dois tamanhos, auferem de uma utilização ainda mais simples graças aos seus cinco botões laterais. Oferecem cinco perfis de atividade: corrida, passadeira, ciclismo, caminhada e cardio. Além disso, permitem treino por sessões ou intervalos.

Disponibilizam ainda funcionalidades de seguimento de treino em direto ou de atividade, assim como planificação ou análise.
Trata-se de relógios muito completos, com ecrã a cores onde é possível ver de forma detalhadas gráficos de atividade e cuja interface permite adicionar widgets como o calendário ou notificações… incluem ainda um menu de acesso rápido que – com apenas um toque de botão – deixa aceder à função de “não incomodar”, bloquear os botões ou iniciar o cronómetro.

Desta forma, permite controlar a frequência cardíaca de forma contínua, assim como o ritmo, a distância e velocidade, graças ao GPS incorporado. Do mesmo modo, analisa o estado de saúde durante o dia (níveis de stresse e de energia) e monitoriza a qualidade do sonho durante a noite.

Por último, o Forerunner 45 dispõe de um mostrador de 4,2 cm e está disponível em preto e vermelho lava. A versão 45S oferece medidas de 3,9 cm e está disponível em íris e branco. Ambos contam com uma autonomia de até 7 dias no modo de utilização de smartwatch ou 13 horas com o GPS ligado.

Garmin Forerunner 245 e 245 Music
O 245 é um relógio avançado inteligente com GPS que conta com funcionalidades avançadas para treino, próprias de dispositivos topo de gama. Assim, destaca-se por possuir um sensor ótico de terceira geração que consegue uma maior precisão no registo de pulsações. Tem ainda a seu favor o facto de disponibilizar mais dados sobre rendimento, como a carga de treino ou o estado da recuperação, além de facultar mais parâmetros de dinâmica de corrida, como tamanho da passada ou tempo de contacto com o solo. Conta com estimativas do nível de saturação de oxigénio no sangue, uma funcionalidade perfeita para quem treina a grandes altitudes.

Finalmente, oferece uma autonomia de até sete dias no modo smartwatch; 24 horas com GPS e de seis com GPS e música. Está disponível em branco, preto e água; e em cinzento e bordeaux na versão Music.

Garmin Forerunner 945
Os triatletas mais duros encontram neste relógio de apenas 50 gr tudo o que precisam. É um perfeito companheiro multidesportivo que disponibiliza características fisiológicas avançadas, como a carga de treino e dinâmicas avançadas de corrida, entre as quais se destacam: cadência, tempo de contacto com o solo, tamanho da passada, rácio vertical, oscilação vertical e potência. A estes argumentos junta-se a função Pulse Ox, para medir a saturação de oxigénio no sangue, e o VO2 máximo. Com a utilização, é possível determinar a forma como o corpo se está a adaptar a grandes altitudes em desportos de altura e expedições.

Outra das suas funcionalidades avançadas é o Climb Pro, uma funcionalidade especial de subida que disponibiliza informações em tempo real com a qual é possível saber o desnível da rota. Assim, em cada uma das subidas, é dada a conhecer uma página dedicada com o desnível do terreno, o que falta percorrer e os graus de cada etapa, para assim gerir o esforço.

Como ponto de diferenciação, conta com os Mapas TopoActive da Europa instalados e a cores, com dados otimizados para que o utilizador tenha acesso a uma navegação e monitorização da localização num piscar de olhos.

Por fim, conta ainda com tecnologia Garmin Pay para efetuar pagamentos diretamente com o relógio (mediante tecnologia contactless) e a sua autonomia atinge cerca de duas semanas em modo smartwhatch; 10 horas com o GPS e música ativados; 36 apenas com o GPS e 60 horas no modo Ultratrac. Pode encontrar-se em preto, mas também em azul com o pack triatlo, que se completa com a faixa torácica SWIM (para natação em piscina) e TRI (para triatlo).

PVP Garmin Forerunner 45 e 45S: 199,99 euros (IVA incluído)
PVP Garmin Forerunner® 245 e 245 Music: a partir de 299,99 euros (IVA incluído)
PVP Garmin Forerunner® 945: a partir de 599,99 euros (IVA incluído)

*SPOTIFY e o logótipo do Spotify estão entre as marcas comerciais registadas da Spotify AB. A marca e o logótipo Bluetooth são marcas registadas comerciais propriedade da Bluetooth SIG, Inc. e são utilizadas pela Garmin sob licenciamento.
*Visite Garmin.com/garminpay para ver países, bancos e sistemas de pagamento suportados.