HomeActualidadeKaspersky Academy realiza os Cybersecurity Days no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa com palestras, workshops e formação em cibersegurança

Kaspersky Academy realiza os Cybersecurity Days no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa com palestras, workshops e formação em cibersegurança

 

 

·    Kaspersky Academy chega a Portugal com um projeto que pretende apoiar a comunidade universitária na formação e desenvolvimento de jovens talentos em cibersegurança.

 

·         O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa é a primeira universidade portuguesa a receber os Kaspersky Cybersecurity Days, um evento que conta com palestras, workshops e formação na área de cibersegurança.

 

·         O primeiro evento terá lugar já no próximo dia 23 de maio.

 

É já no próximo dia 23 de maio que os Kaspersky Cybersecurity Days chegam a Portugal. Uma iniciativa da Kaspersky Academy, já em curso em outros países, e que tem como principal objetivo criar awareness para temas relacionados com a cibersegurança, apoiando jovens talentos e promovendo a cooperação entre a comunidade académica. O setor da cibersegurança é um dos mais requisitados e sua evolução continuará a aumentar. A Europa deverá enfrentar uma escassez crescente e contínua de 350.000 profissionais de cibersegurança até 2022[1].

 

Neste dia, os participantes (entre estudantes e restante comunidade académica) podem aprender mais sobre cibersegurança junto dos melhores profissionais da área, através de atividades dinâmicas e participativas, que incluem palestras sobre “as ciberameaças do presente e do futuro”, que terá como orador um dos membros da GReAT, a Equipa Global de Investigação e Análise da Kaspersky Lab; workshops para especialistas de CS e programas de formação KIPS (Kaspersky Interactive Protection Simulation), oferecidos por outros profissionais da Kaspersky Lab.

 

Alfonso Ramírez, Diretor Geral da Kaspersky Lab Ibéria, refere: “Estamos muito contentes por poder mostrar aos jovens portugueses o que os profissionais da Kaspersky Lab fazem todos os dias para continuar a proteger a comunidade online de possíveis ameaças. O nosso objetivo é demonstrar a importância da área da cibersegurança a nível mundial, abrindo um novo universo de possibilidades aos estudantes que querem seguir uma carreira em tecnologia e, para isso, trazemos às universidades os melhores profissionais de IT, que incluem os nossos especialistas de GReAT.” E acrescenta: “Acreditamos que esta iniciativa vai trazer muito valor não só à Kaspersky Lab, como ao ISCTE-IUL, que é uma das principais referências do ensino em Portugal. Acreditamos também que uma nova geração de especialistas qualificados é a chave para a criação de um futuro seguro”.

 

Carlos Serrão, Professor Auxiliar do ISCTE-IUL e investigador na Information Sciences, Technologies and Architectures Research Center (ISTAR), concorda e refere: “A cibersegurança é, e continuará a ser um dos maiores desafios das modernas sociedades digitais. Atento a isso, o ISCTE-IUL e a ISTAR têm vindo a desenvolver investigação na área da cibersegurança contanto com múltiplos projetos direcionados para a investigação de segurança em sistemas digitais distribuídos, com enfoque no desenho e desenvolvimento de software seguro, identificação inteligente de ameaças e ataques e conceção de protocolos e sistemas resilientes a ataques. Por isso, esta iniciativa conjunta com a Kaspersky Lab, e o envolvimento da nossa comunidade académica pode ajudar a potenciar o desenvolvimento destas competências e ajudar a colmatar lacunas em termos de recursos especializados na área.

 

doc icon 190521_Kaspersky-Academy-realiza-os-Cybersecurity-Days-no-ISCTE-com-palestras-workshops-e.docx