HomeActualidadeALDEIAS SOS | Associações de Apoio às Crianças promovem ação de sensibilização junto do Governo e Partidos Políticos

ALDEIAS SOS | Associações de Apoio às Crianças promovem ação de sensibilização junto do Governo e Partidos Políticos


Movimento pretende alertar para necessidade de aumento de apoios financeiros

A dois dias das eleições europeias, as Aldeias de Crianças SOS, juntou-se a um conjunto de Associações Internacionais de Apoio às Crianças, que pretende lutar pelos direitos das crianças através de um movimento de angariação de apoios financeiros.

É sabido que a União Europeia está a negociar o novo quadro de financiamento plurianual 2021-2027. Este acordo não só definirá o orçamento global da UE, mas também as prioridades para os próximos sete anos. E por isso mesmo, a campanha #VoteforChildren tem como objetivo principal colocar o tema da defesa dos direitos das crianças no topo da agenda das eleições europeias que serão realizadas este mês.

As Aldeias de Crianças SOS é uma das principais ONG de apoio a Crianças desprotegidas e em risco do mundo, com foco em crianças sem cuidados parentais ou com risco de os perder. A Associação procura contribuir para este debate e chamar a atenção para questões chave relacionadas com o desenvolvimento internacional da Comissão Europeia, as políticas de adesão e o quadro financeiro plurianual.

Este movimento surgiu na sequência de uma grande preocupação por partes destes Organismos – o futuro de mais de 20 milhões de crianças. O aumento da pobreza, desigualdade e exclusão social continuam a ser as grandes preocupações discutidas.

A Unicef, Missing Children Europe e Save the Children são também parte integrante deste movimento.

Apesar de a União Europeia ser um pilar na defesa dos direitos das crianças assim como do seu desenvolvimento social, mais do que nunca é necessário defender e proteger os mais jovens de forma a garantir-lhes um futuro sustentável.

Veja as Organizações que fazem parte desta causa aqui.

 

SOBRE AS ALDEIAS DE CRIANÇAS SOS

A missão das Aldeias de Crianças SOS é cuidar, em família, de crianças desprotegidas, ajudando-as a moldar o seu futuro, desenvolvendo e inserindo-se positivamente em comunidade. A organização providencia cuidado a longo prazo a crianças que não podem estar com as suas famílias biológicas e fortalece as famílias de crianças em perigo de serem retiradas às suas famílias.

As Aldeias de Crianças SOS estão presentes em 135 países com cerca de 2.000 programas que dão apoio a mais de 550.000 crianças e integram a ONU desde 1995, como ONG consultiva junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas. Foram já nomeadas para o Prémio Nobel da Paz 14 vezes.

Atualmente existem três Aldeias SOS em Portugal, situadas em Bicesse (Cascais), Gulpilhares (V.N.Gaia) e na Guarda e o Programa de Fortalecimento Familiar em Rio Maior, Guarda e Oeiras, acolhendo e acompanhando mais de 380 crianças.

 

Mais informações em www.aldeias-sos.org.