HomeTecnologiaCibersegurançaÚltima temporada de Game of Thrones: Episódio 3 foi o principal alvo de ameaças cibernéticas

Última temporada de Game of Thrones: Episódio 3 foi o principal alvo de ameaças cibernéticas

  • A oitava e última temporada de Game of Thrones teve um pico de atividade cibercriminosa.
  • A estreia de cada episódio foi acompanhada de uma longa sequência de ataques direcionados a utilizadores que estavam a tentar descarregar o episódio.
  • O 3º episódio da série desencadeou o maior número de ataques.

 

 

A oitava e última temporada de Game of Thrones teve um pico de atividade cibercriminosaDe acordo com os investigadores da Kaspersky Lab, a estreia de cada episódio foi acompanhada de uma longa sequência de ataques direcionados a utilizadores que estavam a tentar descarregar o episódio recém-lançado, mas em vez disso, estavam a descarregar malware disfarçado por trás do nome do episódio.

Alguns episódios mostraram-se significativamente mais infetados do que outros, tendo o 3º episódio desencadeado o maior número de tentativas detetadas de atacar utilizadores, conseguindo realizar 3.000 ataques por dia no seu pico.

Os especialistas acreditam que o lançamento do episódio final atraia mais ataques por parte de hackers, já que os distribuidores de malware começam a oferecer aos possíveis telespectadores acesso a toda a temporada.

Nós vemos TTPs partilhados (táticas, técnicas e procedimentos) nos sites de phishing, onde os hackers tentam roubar as informações dos utilizadores prometendo um filme pirata antes da sua estreia oficial. Acreditamos que existe um certo grupo de agentes de ameaça que meticulosamente caça fãs de filmes populares e produções de TV, ajustando esquemas de acordo com os acontecimentos pop-culturais”, afirma Tatyana Sidorina, investigadora de segurança da Kaspersky Lab.  

 

 

 

doc icon 190524_Última-temporada-de-Game-of-Thrones.docx