HomeActualidadeISEG e PSE lançam programa de Econometria Espacial

ISEG e PSE lançam programa de Econometria Espacial

Protocolo de cooperação prevê criação de mais programas e criação de negócios

 

 

O Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG) e a PSE, Produtos e Serviços de Estatística, empresa de Data Science e Investigação Avançada, acabam de assinar um protocolo de cooperação cujo primeiro resultado visível é um programa conjunto em econometria espacial.

 

A econometria espacial é uma disciplina fundamental para perceber relações, padrões e fazer previsões no espaço.

 

“Na PSE a econometria espacial é um instrumento do dia-a-dia que usamos nos mais diversos casos de negócio.” refere Nuno Santos, Partner da PSE.

 

O programa, parte do Mestrado em Econometria Aplicada e Previsão, capitaliza know how conjunto do ISEG, escola pioneira na introdução do ensino da Econometria em Portugal, há mais de 50 anos, com a experiência da PSE, empresa portuguesa que há 25 anos trabalha com análise de dados espaciais, previsão espácio-temporal, estudos de localização, mobilidade e geomarketing.

 

“Com esta iniciativa queremos partilhar a nossa experiência nesta área, fazer face à falta de recursos e incentivar a criação de novas soluções. Queremos criar mais conhecimento e novo conhecimento! Queremos mudar a forma como actualmente se olha para a geografia e o espaço.” afirma Nuno Santos.