HomeActualidadeRoche atribui 60.000 euros em Bolsas de Cidadania | 03 de junho | 14h30

Roche atribui 60.000 euros em Bolsas de Cidadania | 03 de junho | 14h30

 

 

Lisboa, 29 de maio de 2019 – A Roche vai atribuir seis Bolsas de Cidadania, uma iniciativa que reconhece projetos e ideias de associações de doentes e outras Organizações Não Governamentais que promovem a saúde e informação dos doentes. A cerimónia pública que dará a conhecer os nomes vencedores será realizada no próximo dia 03 de junho, pelas 14h30, no Auditório da Roche.

 

Os projetos que conquistaram uma Bolsa de Cidadania Roche foram escolhidos por um júri independente, composto por Maria de Belém Roseira (Presidente Comissão de Revisão da Lei de Bases da Saúde), Graça Freitas (Diretora-Geral da Saúde), Maria do Céu Machado (Presidente do Infarmed), José Pereira de Almeida (Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde), Mário Pinto (Assessor da Presidência da República para a Saúde), Isabel Nery (Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas) e Ricardo Encarnação (diretor Médico da Roche).

 

Até ao momento, as Bolsas de Cidadania Roche, que contam já com cinco edições, apoiaram 21 projetos, no valor total de 195 mil euros, em área tão diversas como Diabetes, Alzheimer, Parkison, Oncologia Pediátrica, Hemofilia, Doenças Raras, entre outras.

 

As seis bolsas destinam-se a financiar projetos e ideias capazes de fomentar a participação dos cidadãos e dos doentes nos processos de decisão em saúde, de informar os doentes dos seus direitos de acesso à informação e ao envolvimento nas decisões individuais de tratamento. Serão ainda valorizados os projetos que abordem a temática do cancro, doença de Alzheimer e outras demências, esclerose múltipla ou hemofilia.

 

Esta ação enquadra-se na Política de Responsabilidade Social da empresa e resulta do seu compromisso em assumir um papel ativo na sociedade apoiando, de forma transparente, iniciativas inovadoras e orientadas para a missão de suporte ao doente.

 

Sobre a Roche
A Roche é uma empresa internacional, pioneira na investigação e desenvolvimento de medicamentos e sistemas de diagnóstico, que fazem avançar a ciência e melhoram a vida das pessoas. O potencial combinado das áreas farmacêuticas e diagnóstico, debaixo de um mesmo teto, converteu a Roche numa empresa líder em medicina personalizada – uma abordagem que visa proporcionar a cada doente o melhor tratamento possível.
A Roche é a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, doenças infecciosas, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. A Roche é também líder mundial em diagnósticos in vitro e diagnósticos oncológicos baseados em tecidos, além de líder na gestão da diabetes.

 

Fundada em 1896, a Roche procura as melhores formas de prevenir, diagnosticar e tratar doenças e contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos doentes às inovações médicas trabalhando com todos os stakeholders relevantes. A lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS), contém 29 medicamentos desenvolvidos pela Roche, como antibióticos, antimaláricos e medicamentos contra o cancro, que salvam vidas. A Roche foi reconhecida pelo oitavo ano consecutivo, nos índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), como a empresa mais sustentável no grupo da Indústria Farmacêutica, Biotecnologia e Ciências da Vida.

 

O Grupo Roche, tem sede em Basileia na Suíça, está hoje presente em mais de 100 países e em 2016 empregava mais de 94.000 pessoas em todo o mundo. Em 2016 a Roche investiu 9,9 mil milhões de francos suíços em Investigação e Desenvolvimento e registrou vendas de 50,6 mil milhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é acionista maioritária da Chugai Pharmaceutical no Japão. Para mais informações visite: www.roche.com ou www.roche.pt