HomeActualidadeInaugura hoje exposição de Pablo Picasso no Porto

Inaugura hoje exposição de Pablo Picasso no Porto

Uma imagem com interior, chão, teto, parede Descrição gerada automaticamente

Inaugura hoje exposição de Pablo Picasso no Porto

O Palácio das Artes, no Porto, abre hoje portas à exposição “Pablo Picasso. Suite Vollard. Colecciones Fundación MAPFRE.”: uma coleção de 100 gravuras desenhadas pelo artista espanhol entre 1930 e 1937.

30 de maio de 2019 – “Pablo Picasso. Suite Vollard” é a exposição que inaugura hoje no Palácio das Artes, no Porto. A casa de vinho do Porto Taylor’s uniu-se ao Museu da Misericórdia do Porto e expõe agora 100 gravuras desenhadas por Pablo Picasso entre 1930 e 1937. A coleção é detida pela Fundação Mapfre e surge no Porto por iniciativa de Charlotte Crapts, comissária de arte.

O Porto é a nossa casa”, afirma-o Adrian Bridge, diretor geral da Taylor’s, marca de vinho do Porto promotora da exposição. “E nós queremos estar envolvidos com ela, trazendo riqueza cultural e promovendo experiências para quem visita a cidade. Este casamento entre o vinho do Porto, que é por si só um emblema cultural e patrimonial, e a arte expressiva de um artista universalmente reconhecido, é o primeiro projeto de várias iniciativas que a Taylor’s, em conjunto com o Museu da Misericórdia do Porto, pretende desenvolver ao longo dos próximos cinco anos”.

A coleção, considerada uma das mais importantes do século XX, inclui três retratos de Vollard, cinco gravuras que se referem à Batalha do Amor, quarenta e seis sobre a Oficina do Escultor, quatro em Rembrandt, quinze que abordam o Minotauro e o Minotauro Cego e vinte e sete composições de diversos temas. As gravuras não seguem uma sequência lógica entre si, sendo que a sua cronologia temporal obedeceu aos eventos externos e pessoais do artista.

No Palácio das Artes, junta-se às salas de exposição uma zona de café que transporta, quem visita, até aos anos 30 em Paris. As tonalidades de cor das paredes, os balcões e cadeiras italianas trazidas de um antiquário e as mesas que antes ganhavam vida no antigo mobiliário do café A Brasileira, no Porto, compõem este espaço que completa e envolve a experiência do visitante. O conceito foi concebido pela comissária de arte Charlotte Crapts.

No final da visita, que se estima com a duração de uma hora e trinta minutos, termina numa sala onde se encontram livros de arte, da editora Cahiers d’Art, dos artistas que influenciaram Pablo Picasso, como Henri Matisse e Joan Miró. As obras poderão ser consultadas livremente.

A entrada na exposição tem o custo de 10 euros sendo gratuita para crianças até 12 anos. Para jovens entre os 12 e os 17 anos, estudantes e séniores a partir dos 65 anos, é concedido um desconto de 50% no valor do ingresso. No final da visita, como parte integrante da experiência e incluído no bilhete, a Taylor’s convida os visitantes adultos a provar um cálice de vinho do Porto no espaço Taylor’s, adjacente às salas da exposição.

A exposição estará patente até 11 de setembro, no Palácio das Artes, em plena baixa da cidade do Porto. A compra de bilhetes poderá ser feita no local ou diretamente em  www.pablopicassoporto.com.

Em anexo envio comunicado de imprensa e imagens.

Mais imagens disponíveis no link: https://drive.google.com/open?id=1IZO6gmDEMsvlNBQVu-bQjzTJTVvFSfit

 

 

 

 

 

doc icon Inaugura-hoje-exposição-de-Pablo-Picasso-no-Porto.docx