HomeActualidadeSky Princess é a última estreia do ano no Porto de Lisboa

Sky Princess é a última estreia do ano no Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa recebe hoje, entre as 8h00 e as 18h00, o navio cruzeiros Sky Princess, na sua viagem inaugural. É o último dos 18 navios de cruzeiro a estrear-se em Lisboa, durante o ano de 2019. Tal como os restantes, foi recebido com a habitual cerimónia oficial de entrega da placa ao comandante do navio e com a receção ao navio com rebocadores da Svitzer.

O Porto de Lisboa é um dos destinos de uma viagem transatlântica de 14 noites do Sky Princess, que teve início em Espanha, em Barcelona, escalas em Valência, Málaga, Cádis, Lisboa e Funchal, e destino final em Fort Lauderdale, nos EUA, onde será batizado.

O Sky Princess, com bandeira das Bermudas, entrou ao serviço no passado dia 20 de outubro e é o mais recente dos 18 navios que compõem a frota do operador Princess Cruises e o quarto da classe Royal. Foi construído nos estaleiros Fincantieri, em Itália, tem 330 metros de comprimento, 141 mil toneladas, 1.830 cabines, com capacidade para transportar 3.660 passageiros e 1.163 tripulantes.

O Porto de Lisboa é tradicionalmente um destino de escala dos novos navios de cruzeiro. Dos 24 que estão previstos serem lançados à agua, em 2020, 12 deles têm escala anunciada em Lisboa, aos quais se juntam mais oito navios já em operação, que realizam a sua primeira escala no nosso porto.

Sobre o Porto de Lisboa:

O Porto de Lisboa é um grande porto europeu de orientação atlântica e porta direta para o mercado ibérico, localizado no maior centro de consumo nacional (região de Lisboa e Vale do Tejo).

A sua localização geoestratégica confere-lhe um estatuto de relevo nas cadeias logísticas do comércio internacional e nos principais circuitos de cruzeiros.

O Porto de Lisboa é um porto multifuncional, composto por 15 terminais portuários dedicados a todos os tipos de carga e um de passageiros de cruzeiro, operando 24 horas por dia, 365 dias por ano e oferecendo as melhores condições de navegação para todo o tipo de navios.

Localizado no estuário do rio Tejo – o maior estuário da Europa Ocidental – que se encontra com o oceano Atlântico numa bacia de 32.000 hectares, a sua área de jurisdição portuária confina com onze municípios: Benavente, Alcochete, Almada, Barreiro, Lisboa, Loures, Moita, Montijo, Oeiras, Seixal e Vila Franca de Xira.

Atualmente, o porto de Lisboa é líder nacional no segmento dos Cruzeiros e no ranking da movimentação dos granéis agroalimentares, sendo um porto estratégico na importação e exportação da indústria agroalimentar da Península Ibérica.