HomeActualidadeNOS lança Fundo “NOS 5G”

NOS lança Fundo “NOS 5G”


FUNDO PIONEIRO CONTARÁ COM 10 MILHÕES DE EUROS PARA INVESTIR EM INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (I&D) EM 5G

 

 

·         Primeiro Fundo de investimento para Investigação e Desenvolvimento em 5G.

·         NOS reforça compromisso de colocar Portugal na linha da frente, no que diz respeito à nova geração de comunicações móveis.

·         Fundo visa desenvolver a indústria e os serviços, investindo em soluções inovadoras baseadas ou potenciadas pelo 5G, entre as quais se incluem áreas como a realidade virtual, smart cities e IoT.

·         Período de investimento estimado de 5 anos, permitindo sustentar eficazmente o período de emergência e maturação da tecnologia 5G.

·         Gestão do Fundo NOS 5G será assegurada por gestora de fundos independente e experiente na seleção e gestão de investimentos em start-ups de base tecnológica.

 

A NOS reforça o seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico de Portugal, ao lançar um primeiro Fundo de investimento, denominado “Fundo NOS 5G”, com o objetivo de estimular a investigação e desenvolvimento na utilização do 5G.

 

Com um montante inicial disponível para investimento de 10 milhões de euros, o “Fundo NOS 5G” tem como objetivo investir em empresas com soluções tecnológicas baseadas ou potenciadas pela próxima geração de rede móvel, cobrindo áreas tão variadas como a realidade virtual, smart cities, condução autónoma, Internet of Things (IoT) e Big Data.

 

O “Fundo NOS 5G” vai privilegiar o investimento junto da comunidade de empreendedores em Portugal, e em projetos tecnológicos nas primeiras fases de desenvolvimento, comumente designadas por fases early stage.

 

“A NOS tem muito orgulho em ser a primeira empresa, em Portugal, a criar um Fundo exclusivamente destinado a fomentar projetos de investigação e desenvolvimento em torno da tecnologia emergente de quinta geração.

 

Ao longo dos anos temos procurado fomentar, quer internamente, quer agregando parceiros, o desenvolvimento de inovação. Temos, contudo, a ambição maior de fazer Portugal crescer, criar emprego qualificado e estimular o empreendedorismo nacional.

 

As empresas em fase early stage, com operação no nosso país, serão desafiadas a criarem novas ideias e novos projetos que explorem todo o potencial que o 5G encerra, e a, juntos, através de investimento e coinvestimento, colocarmos estas inovações ao serviço das pessoas, das empresas e da sociedade, contribuindo, assim, para elevar o país numa posição de liderança nas áreas emergentes da tecnologia”, afirma Miguel Almeida, CEO da NOS.

 

O “Fundo NOS 5G” assinala a entrada da NOS, empresa que ocupa um lugar de liderança no setor das comunicações e entretenimento em Portugal, no Corporate Venture Capital, apoiando desta forma um ecossistema que se encontra em franco desenvolvimento.

 

O “Fundo NOS 5G” deverá ter o seu início de operação ainda durante o ano de 2019.

 

Com este passo, a NOS torna-se a primeira empresa de comunicações a constituir um Fundo de investimento dedicado exclusivamente à quinta geração de redes móveis, consolidando a sua aposta de liderança no 5G e reforçando o seu compromisso quer com o desenvolvimento de um país tecnologicamente mais avançado e inovador, quer com os empreendedores portugueses.

 

Recorde-se que a NOS cobriu integralmente a primeira cidade em Portugal – Matosinhos -, com a quinta geração de comunicações móveis, e foi a primeira operadora a testar a tecnologia em ambiente real, bem como a lançar um smartphone preparado para a futura geração móvel.

 

 

 

doc icon PR-NOS-FCR5G.DOC