HomeActualidadeMetropolitano de Lisboa galardoado com Prémio de Inovação

Metropolitano de Lisboa galardoado com Prémio de Inovação


 

O Metropolitano de Lisboa é o grande vencedor do Prémio de Inovação atribuído pela SAP Portugal, como resultado do importante programa de transformação digital desenvolvido pelo Metro de Lisboa, para melhoria do nível de serviço prestado aos seus clientes.

Concebido e construído em estreita parceria com a SAP e num forte compromisso de inovação empresarial, este programa materializou a visão do Metropolitano de Lisboa através da melhoria da eficiência operacional e do aumento da rentabilidade da sua oferta de serviços.

Com o novo paradigma da mobilidade na cidade, o aumento progressivo da procura do modo de transporte “metro” e o desenvolvimento de uma estratégia de sustentabilidade ambiental, o Metropolitano de Lisboa desafiou a SAP, seu parceiro de longa data, a desenvolver soluções que harmonizassem e interligassem o mundo da Internet of Things com a vertente financeira e a informação diretamente relacionadas com o serviço ao cliente.

Através das soluções analíticas e inteligentes da SAP, baseadas na cloud e na plataforma SAP HANA, as soluções desenvolvidas pretenderam desmaterializar os dados do sistema de bilhética, cruzando-os com os dados contabilísticos do Metropolitano de Lisboa, reforçando uma melhor adequação da oferta à procura.

Para Vitor Domingues dos Santos, Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de LisboaImporta realçar a parceria de longa duração existente entre o Metropolitano de Lisboa e a SAP Portugal, que torna possível a criação de uma relação comercial entre estas empresas que permite o desenvolvimento de projetos de interesse comum para a mobilidade e promoção da sustentabilidade. Estamos muito satisfeitos por recebermos este prémio, acima de tudo pela inovação trazida ao nível dos nossos processos de negócio e pela melhoria da nossa oferta aos cerca de 600 mil clientes que procuram diariamente os nossos serviços”.

Luís Urmal Carrasqueira, Diretor Geral da SAP Portugal, “o Metropolitano de Lisboa é um parceiro estratégico de renovada e contínua relevância para a SAP. Pela sua dimensão e importância para a cidade de Lisboa, pela sua abertura à inovação e a novas alternativas que visem a melhoria do conforto dos seus clientes. É assim que encaramos esta parceria, como um agente potenciador da economia e da rentabilidade económica e social. O Prémio Inovação é, pois, merecido, demonstrativo do trabalho que tem sido levado a cabo pelo Metropolitano de Lisboa e que é por todos reconhecido”.

 

Sobre a SAP

A SAP é líder no mercado de software e aplicações para empresas e ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a funcionarem com excelência: 77% das receitas de transações no mundo passam por um sistema da SAP. As nossas tecnologias de machine learning, Internet of Things (IoT) e de analítica avançada ajudam as organizações a transformarem-se em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus colaboradores, as soluções SAP permitem um conhecimento profundo do respetivo negócio, fomentam a colaboração e contribuem para ganhos significativos de competitividade. A SAP simplifica a tecnologia para as empresas, facilitando-lhes a utilização do software como pretendido e sem dirupção. O conjunto integral das aplicações e dos serviços da SAP permite que mais de 437.000 empresas e organizações públicas se adaptem continuamente, operem com produtividade e se diferenciem no mercado. Sustentada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informações, visite www.sap.com.