HomeActualidadeAltran ultrapassa a fronteira de 50 projetos ativos em 5G

Altran ultrapassa a fronteira de 50 projetos ativos em 5G

Parcerias por todo o mundo envolvem um conjunto amplo de indústrias e use cases, desde a condução autónoma e RA/RV, a terapêuticas digitais e gaming em tempo real.

A Altran, líder global em serviços de engenharia e R&D, anuncia a existência de mais de 50 projetos ativos em 5G espalhados por todo o globo. As parcerias provêm das maiores regiões – América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico – e servem as necessidades de um conjunto amplo de clientes, incluindo fornecedores de serviços de comunicações (CSPs), equipamentos de rede (NEPs), semicondutores, outras grandes empresas, consórcios de indústria e instituições do setor público.

“Tornámos o 5G como um dos nossos principais focos de ação e é com todo o prazer que anunciamos que os nossos esforços e investimentos estão a dar frutos”, refere Dominique Cerutti, Presidente e Chief Executive Officer do Grupo Altran. “O nosso maior desafio para conseguirmos acelerar ainda mais o crescimento de produtos e serviços de 5G, reside em encontrar o talento certo que corresponda aos nossos padrões de excelência. Existe uma forte procura por aconselhamento e apoio por todo o ecossistema de 5G. Vamos continuar a investir nas nossas capacidades para ajudarmos os nossos clientes a alcançarem a sua visão de 5G”.

Algumas das principais tendências são:

Aceleradores de rede 5G: soluções end-to-end que incluem rede de acesso por rádio (RAN), núcleo, transporte, cloud e edge computing;
Serviços de 5G e R&D para os fornecedores de equipamentos de teste e NEPs;
Sistema de integração e consultoria para a arquitetura de rede e planeamento de implementação
Semicondutores: soluções de rádio 5G para arranjos de portas programáveis ​​em campo (FPGA) e testes de integração em grande escala (VLSI)
Automotive: segurança rodoviária 5G para condução assistida, comunicação vehicle-to-everything (V2X), otimização de estradas e deteção de obstáculos
Indústria 4.0: robótica avançada, manutenção e operações melhoradas com o uso de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), serviços de logística, monitorização de ativos, monitorização em tempo real e manutenção preditiva
Consumidor: soluções de 5G para o retalho, um holograma ao vivo para uma emissora internacional e jogos em tempo real com latência ultrabaixa
Segurança pública: missões de procura e resgate com veículos aéreos não tripulados (UAVs)
Assistência médica: serviços móveis de assistência médica e ambulância, bem como simulação de avatar para estimulação ao tratamento

Grande parte dos clientes da Altran são empresas de topo e de dimensão alargada. A título ilustrativo, Cerutti destaca a parceria de longa data com o Grupo Vodafone. Esta parceria inclui várias aplicações de 5G associadas à criação de cidades inteligentes.

Em Espanha, a Altran tem ajudado a Vodafone na entrega de soluções de manutenção e operações melhoradas com RA para refinarias, monitorização em tempo real de um robot de perfuração, missões de procura e salvamento com UAVs e, também, novos serviços portuários como bilheteiras virtuais.

“O 5G é fundamental para a nossa estratégia. É neste sentido que a Altran nos ajudou a acelerar o crescimento da nossa rede de 5G, apoiando vários use cases que possuem grande impacto nas pessoas e nas empresas em todo o mundo”, considera Carlos Becker, Head of Enterprise Marketing and Public Administrations na Vodafone Espanha. “A Altran permitiu-nos que nos mantivéssemos fiéis aos nossos compromissos com os clientes e ajudou-nos a melhorar a qualidade da experiência do usuário com soluções escaláveis”.

Masaki Taniguchi, SVP and Head of the Mobile System Business na Fujitsu, líder em produtos e serviços de IT incluindo redes, enuncia “A Altran conseguiu juntar uma equipa altamente qualificada, dentro de um prazo relativamente curto, para alcançarmos as nossas metas. Foram capazes de lidar com múltiplas adversidades autonomamente o que, por sua vez, permitiu aos nossos especialistas concentrarem-se noutros aspetos relacionados com a rede. Juntos, a Altran e a Fujitsu desenvolveram e implementaram com sucesso uma vasta gama de soluções de 5G”.

Ao mesmo tempo, a Altran também colaborou com algumas empresas de semicondutores. Como a Intel, por exemplo, foi criada uma framework fronthaul, uma estrutura desagregada e a primeira do seu setor, baseada nas FPGAs da Intel, que permitirá as operadoras wireless e NEPs acelerar a implementação da estrutura fronthaul de 5G em larga escala.

Ao olhar para 2020, Cerutti considera que a Altran continuará a priorizar os investimentos em 5G e a virtualização, como anunciou recentemente no plano para lançar um centro de comunicação e redes avançadas nos escritórios da empresa, em Manhattan. Outros investimentos para o ano que se segue incluem a contratação de mais experts em 5G e tecnologias similares, assim como o desenvolvimento de novas frameworks e plataformas de software para o desenvolvimento dos produtos e serviços do amanhã.

Sobre a Altran:

Com a aquisição da Aricent, a Altran posiciona-se como líder global em consultoria de engenharia e R&D (ER&D) e uma empresa inovadora no desenvolvimento de produtos e serviços à medida das necessidades dos clientes. Neste sentido, a Altran acompanha os clientes em cada etapa do projeto, desde o planeamento estratégico à fase de produção. Há mais de 30 anos no mercado global, a Altran capitaliza a experiência e know-how em setores chave, como Aerospace, Automotive, Defence, Energy, Finance, Life Sciences, Railway e Telecom. A aquisição da Aricent alarga essa liderança para semiconductors, digital experience e design innovation.

Com mais de 45 mil colaboradores e presente em mais de 30 países, o grupo Altran e Aricent geraram, em 2018, receitas de 2,9 mil milhões de euros. No mercado português desde 1998, a Altran Portugal conta mais de 2.500 colaboradores e com três escritórios, Lisboa, Vila Nova de Gaia e Fundão.

15.01.2020-Altran-ultrapassa-a-fronteira-de-50-projetos-ativos-em-5G.pdf