HomeActualidadeDia da Proteção de Dados: devolo disponibiliza atualização gratuita que melhora a segurança das redes Wi-Fi

Dia da Proteção de Dados: devolo disponibiliza atualização gratuita que melhora a segurança das redes Wi-Fi

Lisboa, 20 de janeiro de 2020 – No próximo dia 28 de janeiro assinala-se o Dia da Proteção de Dados (Data Protection Day), assim decretado pelo Conselho da Europa em 2006[1], e com o qual se pretende chamar a atenção para os problemas da segurança e dos direitos da privacidade e da proteção de dados.

A empresa alemã Devolo, líder europeia em soluções de redes baseadas em dispositivos powerline (que tiram partido da instalação elétrica doméstica para criar uma rede de dados), associa-se a este evento ao disponibilizar uma atualização gratuita para todos os seus equipamentos, que implementa a mais recente e segura norma de proteção para redes sem fios, designada WPA3.

Esta atualização, oferecida através de uma atualização do firmware dos equipamentos da Devolo, adiciona a segurança WPA3 a todos os dispositivos da marca que têm também pontos de acesso Wi-Fi. De forma a manter a compatibilidade com dispositivos móveis mais antigos, a funcionalidade foi implementada de forma a que possa também ser retrocompatível com equipamentos que só suportem WPA2.

Após a conclusão técnica da norma WPA3, o departamento de segurança nacional dos EUA (NSA) publicou um relatório[2] que passou em revista as suas vantagens técnicas, concluindo que esta tecnologia irá melhorar, de forma significativa, a segurança das redes sem fios. Uma das vantagens é que, uma vez que usa chaves criptográficas mais fortes, a tecnologia WPA3 permite oferecer uma melhor proteção mesmo quando os utilizadores utilizam palavras-passe curtas e/ou fáceis de descobrir. Além disso, e uma vez implementada em todos os dispositivos, a tecnologia WPA3 irá permitir a proteção dos utilizadores que acedem a pontos de acesso públicos, protegendo-os mesmo quanto estes não carecem de password de acesso à rede sem fios.

A implementação da devolo foi disponibilizada no final de 2019 através de atualizações de firmware gratuitas lançadas para todos os adaptadores com Wi-Fi da nova família Magic da marca alemã, mas também para os adaptadores mais antigos, designadamente os modelos 550+ WiFi e 1200+ WiFi da gama devolo dLAN.

Os utilizadores destes equipamentos poderão facilmente verificar se a opção para usar WPA3 se encontra disponível na página das definições Wi-Fi dos seus adaptadores – algo que deverá acontecer caso tenham a opção de atualização automática do firmware ativada. Em caso negativo, poderão realizar a atualização manual dos seus adaptadores descarregando o software respetivo a partir de https://www.devolo.pt/suporte/downloads.

Mais informações: https://www.devolo.pt
Fotos de alta resolução: https://fotos.aempress.com/Devolo/WPA3

PR-_-devolo-melhora-segurança-dos-adaptadores-WiFi-com-WPA3.docx