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OPERADORAS MÓVEIS NÃO TRAVAM PANDEMIA FRADULENTA DE AVISOS SMS

                                                           

SISTEMAS DE PAGAMENTOS | FRAUDE press release 18 de fevereiro de 2020 SMISHING JÁ GERA MIL QUEIXAS POR SEMANA EM LISBOA E PORTO OPERADORAS MÓVEIS NÃO TRAVAM PANDEMI

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SISTEMAS DE PAGAMENTOS | FRAUDE

                                                                                                                        press release
                                                                                                                             18 de fevereiro de 2020

 

 

SMISHING JÁ GERA MIL QUEIXAS POR SEMANA EM LISBOA E PORTO

 

OPERADORAS MÓVEIS NÃO TRAVAM PANDEMIA FRADULENTA DE AVISOS SMS

 

EDP, CTT, ASCENDI E AUTORIDADE TRIBUTÁRIA
SÃO AS ENTIDADES MAIS CLONADAS PELOS BURLÕES  

 

 

A possibilidade de personalizar o remetente dos SMS com carateres alfanuméricos por partes das operadoras móveis nacionais está a criar uma pandemia fraudulenta nos sistemas de pagamentos em Portugal (SMishing), alerta a fintech EuPago.

Só entre Lisboa e Porto, as queixas junto das autoridades ascendem já a cerca de um milhar por semana, cujos emissores fazem-se sobretudo passar por empresas como EDP, CTT, ASCENDI E AUTORIDADE TRIBUTÁRIA.

A EuPago revela que só em 2020 já recebeu 77 queixas de burla, cerca de 2 por dia, o que perfaz cerca de €10.000 em perdas para o consumidor.

“As operadoras móveis não efetuam a validação dos remetentes nas suas comunicações na entrega dos SMS e os burlões aproveitam-se dessa facilidade, fazendo passar-se por empresas idóneas, levando os destinatários a executar pagamentos fraudulentos”, explica José Veiga, co-CEO da EuPago. 

Segundo este responsável as operadoras móveis não têm tomado nenhuma diligência para terminar com as fraudes.

“A solução é a educação do consumidor e bloqueio efetivo dos abusos por parte das operadoras”, frisa.

A EuPago recorda que qualquer indivíduo ou empresa pode efetuar o envio massivo de SMS, para inúmeros destinatários bastando apenas ter em sua posse esse contactos, identificando-se com o seu nome comercial, como é prática nos dias de hoje os serviços do estado, as grandes superfícies comerciais ou as utilities, como a água ou a luz, comunicarem por essa via com os seus clientes.

“Quem nunca recebeu um aviso por SMS, da sua empresa de água, a relembrar o pagamento da última fatura? A questão é que, quando recebemos uma SMS identificada como “Autoridade Tributária”, por exemplo, não significa que a operadora nos dê a garantia que o remetente seja mesmo a Autoridade Tributária”, alerta José Veiga.
 

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NOTAS PARA O EDITOR
 

A euPago – instituição de pagamento Lda é uma fintech portuguesa acreditada e supervisionada pelo Banco de Portugal, criada em 2015 e especializada no apoio a pagamentos realizados pela internet com soluções que vão desde o e-commerce empresarial a vendas particulares nomeadamente, Payshop, Paysafecard, MBway, Paysafecash e Débito Direto.
 
A empresa iniciou atividade com Multibanco e Payshop como meios de pagamento disponíveis. Em Junho de 2015 adicionou aos seus meios de pagamento o serviço de MBway. Durante o mês de Julho começou a processar a cobrança de faturas de Águas, atingindo em Setembro os primeiros 500 clientes.
 
Em 2019 a euPago ultrapassou os 7 milhões de transações, 270 milhões de euros em volume transacionado, o que representa para a empresa um income de mais de 3.4 milhões de euros e para 2020 a empresa quer, pelo menos, crescer os resultados de 2019 com mais de 10 milhões transações.
 
Atualmente a fintech portuguesa que já tem atividade aberta no Banco de Espanha está num intenso processo de angariação de clientes no pais e os objetivos a médio prazo da empresa passam claramente pela expansão europeia.

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